A reunião de secretariados diocesanos da Pastoral juvenil, nos dias 16 e 17 de setembro, marca o início do novo ano pastoral, que vai ser vivido em proximidade com a temática mariana no contexto do centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos em Fátima.

 

 

“O início de um ano pastoral é um tempo particularmente pródigo no desafio ao recomeço, à renovação. Ao recomeçar, alvorecem novas Esperanças. Tempo novo, para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a Alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.”, escreve o diretor do DNPJ, o padre Eduardo Novo, na sua convocatória.

A reunião começa esta sexta-feira às 21h30, na Casa S. Nuno, em Fátima com a presidência de D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família. O encontro termina no sábado, dia 17, à hora do almoço.

A primeira reunião após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Cracóvia 2016 é oportunidade de refletir sobre o maior encontro juvenil da Igreja Católica realizado entre 26 e 31 de julho na Polónia e o seu legado para a pastoral juvenil.

Neste contexto, o padre Eduardo Novo recorda o slogan ‘Evangelizar é a missão’, do projeto pastoral 2015-2018, e convida à partilha de experiências e projetos para que “enriquecidos” pela experiência das JMJ e na “seiva das emoções vividas na partilha solidária” se tracem “caminhos de comunhão”. Como os jovens podem fazer germinar a Misericórdia no coração da humanidade? Como falar de Deus de hoje? Quais os métodos criativos na nossa Missão? Como anunciar a esperança aos jovens feridos pela vida? Que objetivos, que estratégias para ajudar os jovens a encontrar respostas cristãs válidas em resposta às suas interrogações quer as existenciais, quer as que surgem do confronto com as formas de racionalidade hoje difundidas… 

Vai ser apresentado um itinerário mariano, simultaneamente bíblico, do magistério da Igreja e da mensagem de Fátima para o novo Ano Pastoral que o DNPJ está a preparar. Este percurso mensal insere-se na preparação para o Fátima Jovem 2017, e para o jubileu dos jovens, uma proposta apresentada pelo Santuário de Fátima no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições marianas em Fátima (1917-2017).

Da programação destaca-se também a partilha sobre as atividades do novo ano pastoral, em particular as que se realizam até ao Natal: as V Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, a 15 de outubro em Fátima; o XVIII FEJ – Fórum Ecuménico Jovem no dia 12 de novembro em Aveiro e o Festival Nacional da Canção Mensagem, cuja iniciativa reúne a criatividade musical e visual dos jovens católicos que das suas dioceses rumam a Fátima no dia 10 de dezembro.

A Doutrina Social da Igreja também não será esquecida neste reunião, divulgando o DOCAT, o novo livro da coleção YOUCAT, apresentado pelo Papa Francisco na Polónia, durante as Jornadas Mundiais da Juventude e já lançado em português pela Paulus editora, a partir deste documento será desenvolvido um projeto conjunto, que contribuirá para a concretização do “sonho” do Papa Francisco «Com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo…Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma doutrina social em movimento».

“É a força e a Alegria do acreditar”, destaca o diretor do DNPJ.

Setor da Comunicação do DNPJ
Lisboa, 09 setembro 2016