O Fórum Ecuménico Jovem (FEJ 2016) tem como tema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ e vai congregar jovens cristãos de todo o país a 12 de novembro no Seminário de Santa Joana Princesa, na Diocese de Aveiro.

 

O 18.º FEJ é organizado pelos departamentos juvenis das Igrejas Católica, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista e Presbiteriana e o programa para a edição este ano depois de um momento de acolhimento (10h00), consta uma exposição bíblica do tema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’, a partir das 11h00.

Passado 30 minutos, no Seminário de Santa Joana Princesa, Diocese de Aveiro, os jovens de todo o país vão reunir-se em grupos para um momento de reflexão.

Depois do almoço partilhado, a partir das 14h00 são propostos workshops até à celebração ecuménica de encerramento do FEJ 201, às 16h30.

A organização – Igrejas Católica, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista e Presbiteriana – informa que os jovens não pagam inscrição para participar nesta atividade nacional mas são convidados levar algo para oferecer à instituição ‘Florinhas do Vouga’.

Até ao encontro dos jovens cristãos, dia 12 de novembro, em Aveiro (GPS: 40.634077, -8.658018), as Igrejas vão preparar pequenos vídeos sobre o tema que vão ser apresentados no encontro.

O tema do FEJ 2016 ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ “é a ordem de Jesus” e surge no contexto do Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.

O Fórum Ecuménico Jovem nasceu com o objetivo comum de pensar o trabalho ecuménico com os jovens através de representantes dos departamentos juvenis de várias das Igrejas cristãs com presença histórica em Portugal que reuniram-se pela primeira vez no Seminário de Leiria, em 1999, quando foi criada uma equipa ecuménica juvenil.

Um ano antes, muitos dos que integravam este grupo representaram Portugal na segunda Assembleia Ecuménica Europeia, celebrada na cidade austríaca de Graz, na Áustria.