O Papa Francisco estará em Fátima de 12 a 13 de maio de 2017 em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Centenário.

 

Para o bispo de Leiria-Fátima, D. António Augusto dos Santos Marto, “é um motivo de grande alegria”. Para o reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas, “è uma alegria porque sabemos que esses dias serão de uma peregrinação marcada por essa festividade que é o centenário, e por outro lado, porque assinala a presença de um Papa no meio de nós e de um Papa tão amado como é o papa Francisco”.

O programa da visita do Papa à Cova da Iria só será divulgado posteriormente.

A 7 de setembro do ano passado, no encontro dos bispos de Portugal durante a visita ad limina com Papa Francisco demonstrou o “desejo profundo” de visitar Fátima, ao afirmar: “tengo ganas de ir a Fátima” (“quero ir a Fátima”).

E já o tinha dito também, em privado, ao bispo da diocese de Leiria-Fátima, em abril de 2015 que, “se Deus [me] der vida e saúde” estaria na Cova da Iria para celebrar o centenário das aparições de Fátima.

Papa Francisco será o quarto Papa a visitar Fátima depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).