Encontro visa debater preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude 2016

 

Lisboa, 04 dez 2015 (Ecclesia) – Os Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil vão reunir-se entre hoje e amanhã em Fátima num encontro que visa debater a preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de 2016, em Cracóvia, Polónia.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) informa que no âmbito da JMJ 2016 o diretor deste setor “traz novidades” do segundo encontro internacional preparatório, que se realizou em Wadowice, a terra natal do Papa S. João Paulo II, entre 26 a 28 novembro.

“Preparamo-nos para rumar à Polónia, país conhecido como ‘novo templo’ da Misericórdia de Deus. Relacionar determinados ‘espaços’ com a presença de Deus pode parecer inoportuno, pois todo o tempo e o mundo são de Deus, contudo existem tempos e lugares que Deus escolhe para que os homens conheçam de maneira especial a sua presença e a sua graça”, contextualiza o padre Eduardo Novo.

Neste contexto, fazem parte do programa da reunião que começa hoje às 21h30 a preparação espiritual e a formação nas diversas dioceses e os aspetos logísticos inerentes à participação portuguesa neste encontro mundial de jovens.

No primeiro dia, os secretariados vão também falar sobre o Fátima Jovem 2016 (maio), a grande peregrinação juvenil, que é a rampa de lançamento nacional para a JMJ.

Mais recentemente, o próximo Encontro Europeu em Valência (Espanha), entre 28 de dezembro e 1 de janeiro 2016, organizado pela Comunidade Ecuménica de Taizé, também faz parte do programa.

O DNPJ informa ainda que a reunião continua este sábado, depois da oração da manhã, a partir das 10h00, tendo presente “outros desafios”: A Campanha “10 Milhões de Estrelas – um gesto pela Paz”, da Cáritas Portuguesa, que este ano tem como coordenador o padre Eduardo Novo; e o Encontro Nacional de Agentes Sócio Pastorais das Migrações 2016.

O bispo  D. Joaquim Mendes, vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que acompanha o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, preside à reunião e acompanha os trabalhos nos dois dias.

Agência Ecclesia