Tema «Agora não sou eu, somos nós» foi interpretado pelo Grupo de Jovens Católicos da Ericeira

 

Fátima, 10 dez – A Diocese de Lisboa venceu o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem com a música «Agora não sou eu, somos nós», interpretada pelo  Grupo de Jovens Católicos da Ericeira.

O segundo lugar no Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem foi conquistado pela Diocese de Vila Real e o terceiro pela de Lamego, entre nove canções parcitipantes, vencedoras dos respetivos dos festivais diocesanos, que decorreram ao longo do último ano pastoral.

Pelo palco da edição 2016/2017 do Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem passaram representantes das dioceses do Algarve, Beja, Coimbra, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real.

Para D. Joaquim Mendes, bispo da Comissão Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa, um festival da canção mensagem é uma ocasião para “partilhar dons e capacidades” e “um modo dos jovens se expressarem e mostrarem a sua alegria e a sua criatividade”.

O bispo auxiliar de Lisboa disse à Agência ECCLESIA que o encontro entre jovens de diferentes dioceses “cria redes” e mostra que todos “são membros da mesma Igreja”.

“É importante para os jovens caminharem juntos, apoiando-se reciprocamente. É um momento enriquecedor, de crescimento e que projeta a construção do futuro”, sublinhou D. Joaquim Mendes.

Para o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), a música é um “enriquecimento cultural e musical” e manifesta-se como “capacidade de acolhimento e de construção da paz”, tendo por protagonistas os jovens.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Eduardo Novo disse também que as manifestações musicais são uma forma de “tocar e cantar Deus num processo de evangelização”.

“Desejamos ver a participação de mais gente e queremos ter a capacidade de publicar todos estes trabalhos para nos enriquecermos, onde quer que estejamos, a partir da reflexão sobre as letras e a criatividade musical apresentada”, referiu o padre Eduardo Novo.

Para o diretor do DNPJ, “o festival não é competição, mas capacidade de mostrar a originalidade poético-musical e espírito de grupo, deixando que os valores cristãos passem”.

Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, que atribuiu o primeiro lugar à música «Agora não sou eu, somos nós», da Diocese de Lisboa, decorreu esta noite no auditório Paulo VI, em Fátima, e foi promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil,.

Agência Ecclesia