Dos muitos contributos que S. João Paulo II deixou à Igreja e à humanidade está seguramente a sua “ teologia do corpo” que permitiu redescobrir um olhar contemplativo do corpo através do imenso tesouro da antropologia bíblica e da tradição da Igreja. Um livro recentemente publicado com o título “Criados para o Amor” da autoria de Carl Anderson e José Granados recolhe as catequeses do Papa João Paulo II entre 1979 e 1984 sobre este tema esclarecendo os seus fundamentos antropológicos com uma linguagem simples e acessível. Nesta edição de “Sal da Terra, Luz do Mundo apresentamos o testemunho de um casal sobre a teologia do corpo.

Segundo o livro “Criados para o Amor” a teologia do corpo proposta por S. João Paulo II apresenta o “profetismo do corpo” afirmando que “o corpo fala de Deus revela a sua bondade e a sua sabedoria”. Os autores Carl Anderson e José Granados, professores  da secção dos Estados Unidos do Instituto Pontifício João Paulo II para o Estudo do Matrimónio e da Família, afirmam neste livro que o Papa João Paulo II nas suas catequeses de 1979 a1984 sublinha a “vocação para amar” do homem e da mulher.

Nessas catequeses que este livro recolhe podemos compreender que através do corpo Deus revela-nos “o caminho a percorrer no sentido da realização da humanidade: o caminho do amor, no qual a imagem original impressa no homem e na mulher se pode realizar e resplandecer numa fértil comunhão de pessoas abertas à vida”.

Muitos são os casais e famílias que encontram inspiração na teologia do corpo para viver o mistério de Deus nas suas vidas. Nas Jornadas Nacionais da Família em Portugal em outubro deste ano de 2014, encontramos em Fátima o casal Sofia e Pedro que apresentaram para a Rádio Vaticano o seu testemunho de vida. Este casal da diocese de Setúbal começou por nos contar o início da sua história revelado num amor à primeira vista. O olhar e o sorriso foram a primeira formulação de um amor que despontava.

5 anos de namoro, 12 anos de matrimónio e 3 filhos: o Tiago, o André e o Tomás. Uma história de amor para contar. Uma relação alicerçada num compromisso para o futuro.

A Sofia e o Pedro descobriram a teologia do corpo como um método de conhecimento para o amor. O corpo como manifestação de Deus e caminho para a conversão. O amor conjugal como dom de Deus.

“Sal da Terra, Luz do Mundo” é aqui na Rádio Vaticano em língua portuguesa. (RS)

 (from Vatican Radio)

2014-12-04 Rádio Vaticana