Vaticano: Papa nomeia leigo como secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Gleison de Paula Souza, professor de Religião e pai de duas filhas, sucede no cargo ao padre Alexandre Awi Mello, ambos brasileiros

Cidade do Vaticano, 17 nov 2022 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje o brasileiro Gleison de Paula Souza, professor de Religião na Itália, como secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), cargo ocupado até agora pelo padre Alexandre Awi Mello.

O novo responsável, de 38 anos de idade, formou-se em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, em 2015, e em ciências filosóficas na Universidade de Salento, Lecce, em 2019.

Casado e pai de duas filhas, Gleison De Paula Souza pertenceu à congregação religiosa da Pequena Obra da Divina Providência (Orinonitas) entre 2005 e 2016.

Em 2014, foi notícia por ter recebido uma carta do Papa Francisco, convidando-o para uma visita à Casa de Santa Marta, durante o seu processo de discernimento vocacional.

O anterior secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, padre Alexandre Awi Mello, ocupava o cargo desde 2017 e foi eleito, este ano, como novo superior geral dos Padres de Schoenstatt.

O dicastério é presidido pelo cardeal norte-americano D. Kevin Joseph Farrell e é responsável, entre outras funções, pelo acompanhamento da Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa vai receber em agosto de 2023.

OC

plugins premium WordPress