Casal Gregory e Lisa Popcak apresentou o tema “igreja doméstica e sinodalidade” no X Encontro Mundial das Famílias

Foto Ricardo Perna/Família Cristã

Cidade do Vaticano, 23 jun 2022 (Ecclesia) – Gregory e Lisa Popcak, casal participante do X Encontro Mundial das Famílias, a decorrer em Roma, apontam a realidade de ser “igreja doméstica” na vida familiar e numa atitude de serviço “uns aos outros de forma generosa”.

“Na vida familiar, quando servimos uns aos outros de forma generosa, trazemos parte desse amor trinitário para as nossas vidas, e estamos sempre a tomar conta uns dos outros, nunca nos cansando de nos amar uns aos outros no processo”, afirmou Lisa Popcak à Agência ECCLESIA

O casal natural dos Estados Unidos da América deu o seu testemunho no X Encontro Mundial das Famílias, esta quinta-feira, defendendo que os “momentos da vida quotidiana têm de se tornar cheios do amor de Deus”.

“Isto acontece quando as famílias procuram tempo para trabalharem juntos, para brincarem juntos, rezarem juntos, ao longo do dia. Podem estar juntos a dobrar a roupa e a ter conversas mais profundas com eles do que o habitual, por exemplo”, explica a mãe de família.

Também Gregory Popcak defende que no dia a dia há “interações santas”.

“São as pequenas formas de colocarmos Deus na nossa vida do dia do dia. Estas interações do quotidiano com Deus são pequenas interações santas. Sermos generosos, servirmos o outro de forma mais generosa, e amarmo-nos todos mais profundamente: este é o caminho para a santidade”, referiu.

O casal Popcak, que deu a palestra intitulada “igreja doméstica e sinodalidade”, considera que a “Igreja Doméstica está fundada na Graça e envolve a ligação das famílias com Deus e entre elas na Igreja” e indicaram que “não é difícil explicar aos filhos”.

“E explicar isto aos nossos filhos não é difícil. Devemos dizer “eu amo-te tanto, mas posso amar-te ainda mais se trouxermos Deus para a nossa casa e para as nossas relações, escolhendo tempos para conversar, brincar e trabalhar em conjunto, para que possamos lembrarmo-nos quanto é que Deus nos ama e quanto é que nos amamos uns aos outros”, afirmou.

SN

Reportagem em Roma no âmbito do X Encontro Mundial das Famílias resulta de uma parceria entre a Agência Ecclesia, a Família Cristã, o Diário do Minho e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã