Os três primeiros vídeos da Fundação Carmen de Noriega são: Deus existe?, Por que sofremos? e como é Deus?

 

19 janeiro 2016By Sergio Mora – A Fundação Carmen de Noriega lançou a campanha “Atrévete a buscar” (Atreva-se a procurar”, que levanta questões fundamentais como: é possível provar cientificamente a existência de Deus?, Por que sofremos? Ou Como é realmente Deus?

Seu principal objetivo é promover o diálogo sobre a existência de Deus e sobre as questões que afetam “radicalmente o sentido da vida de todo ser humano, independente de ser crente ou não”, explica Gonzalo Barriga, um dos promotores da iniciativa.

A campanha apresenta uma série de vídeos, realizados com a técnica do visual thinking, e que colocam “questões que todos nos perguntamos alguma vez, como, por exemplo, se é possível provar cientificamente a existência de Deus e por que existe o mal no mundo”, destaca a Fundação em um comunicado.

“Estamos convencidos de que quem procura encontra respostas em sua vida. Talvez não no momento em que ele gostaria, ou de uma forma absolutamente completa, mas encontra. Por isso essa campanha encoraja a procurar”, disse Barriga. “Esta campanha não é para aqueles que sabem de tudo e têm tudo claro”, ironizou.

Esta iniciativa visa promover o diálogo na internet e nas redes sociais. Por este motivo, os seus promotores pedem que as opiniões partam “do profundo respeito pela opinião do outro, especialmente aquela que é diferente da minha”, e seja acompanhada de uma atitude de “abertura e escuta ao que outros nos possam oferecer”.

Para desenvolver os roteiros dos vídeos colaborou Pedro Castelao, professor de Antropologia Teológica na Universidade Pontifícia de Comillas.

“Atrévete a buscar” é uma campanha “nova, atrativa e jovem que, através de uma estética e uma linguagem totalmente diferentes, reflete sobre temas essenciasi da fé”, destaca a organização em nota.

Também pretende “provocar perguntas sobre questões básicas para qualquer ser humano, pois todos, em um ou outro momento, nos colocamos perguntas decisivas para encontrar um sentido para a nossa própria vida, para a história e para o mundo”.

A campanha, nesta fase inicial, propõe três questões principais: Deus existe, Por que sofremos? e como é Deus?

A Fundação Carmen de Noriega nasce em 2006 com o objetivo de contribuir para a difusão da mensagem do Evangelho, e o faz procurando ajudar a Igreja a melhorar a comunicação, entendida em um sentido amplo.

A Fundação oferece cursos e seminários para padres e bispos, catequistas, responsáveis de comunicação de dioceses e congregações religiosas, para melhorar a comunicação eclesial em todos os seus âmbitos: na comunicação interpessoal, na comunicação com grupos (foca principalmente na homilia), e na comunicação através dos meios e redes sociais. Também oferece serviços de consultoria em matéria de comunicação institucional a dioceses, congregações religiosas e outras instituições da Igreja.

Para mais informações: www.atreveteabuscar.com