Anunciou o Papa Francisco. Card. Erdo, primaz da Hungria: “Será uma ocasião para nos apresentarmos à Igreja universal e ao mundo laico”

 

2 fevereiro 2016 – Será realizado em Budapeste, Hungria, em 2020, o próximo Congresso Eucarístico Internacional. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco em sua mensagem de vídeo no último domingo por ocasião do encerramento do 51 º Congresso em Cebu, nas Filipinas. “Eu peço a todos vocês – disse o Papa – para se unirem a mim em oração pela sua fecundidade espiritual e pela efusão do Espírito Santo sobre todos os envolvidos nos preparativos.”

A notícia foi recebida com grande alegria pela delegação húngara presente em Cebu, liderada pelo cardeal Peter Erdo, presidente da Conferência Episcopal e Primaz da Hungria. “O Congresso Eucarístico Internacional será uma oportunidade para nos apresentarmos à Igreja Universal, mas também ao mundo laico”, disse o cardeal, enfatizando que será também uma preparação pastoral muito séria.

Na delegação oficial estava presente Hon. Miklós Soltész, Secretário de Estado do Governo húngaro para os Assuntos Religiosos, que disse: “Vamos acolher o maior número de pessoas possível com o maior carinho, porque é preciso mostrar à Europa que se trata de uma coisa maravilhosa”. Os preparativos espirituais – acrescentou – serão tão importantes quanto a restauração das igrejas e praças”.

Será a segunda vez que Budapeste hospedará o evento, após o Congresso de 1938 que se seguiu ao das Filipinas.