2016-05-16 Rádio Vaticana – Lisboa (RV) – A Igreja em Portugal celebra esta semana, até 22 de maio, a “Semana da Vida”. A edição de 2016 é centrada na ecolo-gia, com o objetivo de que a sociedade assuma “a responsabilidade, a grandeza e a urgência da situação histórica”.

 

“A degradação que causamos à nossa casa comum resulta da degradação humana que se processa em conjunto”, escreve a Comissão Episcopal Laicado e Família no guia da “Semana da Vida”.

A Comissão considera que o Papa “acordou” as pessoas de “um certo torpor e uma alegre irresponsabilidade” quanto à questão da ecologia, através da Encíclica ‘Laudato Si’.

 

Mensagem do Papa

 

“Francisco quer transmitir-nos a sua confiança: nem tudo está perdido porque nada anula por completo a abertura ao bem, à verdade e à beleza, nem a capacidade de reagir que Deus continua a animar no mais profundo dos nossos corações”, desenvolve a reflexão.

Na encíclica ‘Laudato Si’, o Papa realça que na família se “cultivam os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida” – o uso correto das coisas; a ordem e a limpeza; o respeito pelo ecossistema local e a proteção de todas as criaturas.

A Comissão Episcopal reforça a ideia de que cada Igreja doméstica é o “espaço mais propício para se ler e meditar” o documento papal, sem esquecer “outros grupos e muito menos as comunidades eclesiais”.

O guia da Igreja portuguesa está disponível online.

 

(BF/Ecclesia)

 

(from Vatican Radio)