Portugal: Encontro Nacional de Formação «para uma pastoral juvenil sinodal»

Lisboa, 30 ago 2022 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal do Laicado e Família, da Igreja Católica em Portugal, vai realizar um encontro de formação, “para uma pastoral juvenil sinodal”, orientado pelo padre salesiano Koldo Gutiérrez Cuesta, de 8 a 11 de setembro, em Leiria.

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Joaquim Mendes, numa carta enviada às dioceses destaca a “importância da formação” para responder adequadamente às “exigências de acompanhar e guiar os jovens”, para que se tornem “verdadeiramente protagonistas da pastoral juvenil”.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), D. Joaquim Mendes explica que este é o IV Encontro Nacional de Formação que vão realizar, na sequência do pedido realizado na conclusão das Jornadas Pastorais do Episcopado, em 2017, e que também responde “a uma das propostas do Sínodo sobre ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, de 2018.

‘Para uma pastoral juvenil sinodal – Acompanhar a nível de ambiente, comunidade e grupo, em ordem a uma pastoral Juvenil Sinodal’, é o tema da formação que começa às 09h30, do dia 8 de setembro, e termina no domingo, dia 11, no Seminário Diocesano de Leiria.

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família explica que o tema do encontro inspira-se no capítulo VII da Exortação Apostólica ‘Christus Vivit’, do Papa Francisco, – A Pastoral dos Jovens – Uma Pastoral Sinodal – e no contexto eclesial do processo sinodal em curso e da preparação para a JMJ Lisboa 2023.

Os destinatários do quarto encontro nacional de formação são os agentes de pastoral de dioceses, movimentos e congregações religiosas, que trabalham no setor da pastoral juvenil, das vocações, e da família, no ensino superior e no ensino escolar.

O orientador desta formação, o padre Koldo Gutierrez Cuesta, é o formador dos salesianos estudantes de Teologia, em Espanha, e já foi o diretor do Centro Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana de Espanha, e da Revista ‘Mission Joven’.

D. Joaquim Mendes destaca que o formador dedicou parte da sua vida à pastoral juvenil, “de maneira prática e com contributos na reflexão pastoral”, e tem “numerosos artigos sobre pastoral juvenil em distintas revistas”.

As inscrições para o 4º Encontro Nacional de Formação para agentes pastorais estão a decorrer e podem ser feitas através de um formulário online.

CB

plugins premium WordPress