RIO DE JANEIRO, 15 Ago. 16 / 05:00 pm (ACI).- Mónica Puig se tornou a primeira mulher na história olímpica de Porto Rico a conquistar uma medalha de ouro no tênis para seu país; isto aconteceu no último sábado, 13, na Olimpíada Rio 2016.

 

Puig, de 22 anos, derrotou a alemã Angelique Kerber, a número 2 do mundo, em três sets: 6-4, 4-6 e 6-1. O jogo durou 2 horas e 9 minutos.

“Não posso acreditar nisso. Estou sem palavras”, expressou emocionada depois do encontro em Declarações à Telemundo Porto Rico.

Puig, quem vive com sua família em Miami, afirmou: “estou bastante orgulhosa de onde eu nasci, de onde eu venho. Sou porto-riquenha e ganhei uma medalha olímpica de ouro. Não posso acreditar nisso. Eu realizei um sonho”.

“Antes de entrar na quadra, ajoelhei-me e comecei a rezar, pedindo a Deus que me dessa fortaleza, me ajudasse a usar o talento que Ele me deu e me desse essa confiança para alcançar esta meta e realizar o meu sonho. Obrigado meu Pai, obrigada Deus por esta bênção”, assinalou.

“A ilha está cheia de muitas más notícias o tempo todo, por isso, a cada vez que há Jogos e alguém da ilha ganha uma medalha, tudo para e as pessoas ficam felizes. Por isso, não é para mim, é para todos”, disse a jovem tenista que ocupa a 34º posição no ranking mundial.

Depois de comentar que espera voltar logo a Porto Rico, contou que durante o jogo, “cada vez que escutava ‘é possível’ dizia para mim mesma ‘você pode’. Tudo o que você se proponha na vida é possível conquistar com esforço. Esta é uma prova”.

Até antes da vitória de Puig, Porto Rico tinha conquistado 8 medalhas olímpicas: 2 de prata e 8 de bronze, nenhuma delas de uma mulher.