Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil propõe alternativa ao «Halloween»

 

Porto, 31 out 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto desafiou os jovens a viver o Holy_Wins um “grande encontro/caça-ao-tesouro” onde vão poder conhecer nesta noite “comunidades/experiências” de vida consagrada que existem na cidade.

À Agência ECCLESIA, Luís Leal, do secretariado da pastoral juvenil do Porto, explica que, para a ‘Caça ao tesouro’, prepararam “quatro roteiros” que contemplam a visita a “duas casas/comunidades de vida religiosa/consagrada”, depois da concentração na Sé do Porto.

“Vão abrir as portas aos jovens participantes, estando com eles durante alguns minutos, apresentando-lhes a sua identidade, missão, funcionamento da Comunidade e partilhando um pouco do seu ‘testemunho de santidade’”, desenvolveu.

Divididos em pequenos grupos de 25 elementos, durante o percurso até às casas/comunidades religiosas e, entre as visitas, os jovens vão ser ainda convidados a “realizar algumas ‘tarefas’ para darem “testemunho e espalhar o espírito Holy_Wins” com as pessoas “com que se cruzarem” ao longo do caminho.

Depois da ‘À procura do Tesouro… da Vida Consagrada’, ao início da noite de hoje, a partir das 20h00, o programa prevê que o “tesouro” seja partilhado e, meia hora mais tarde, atua a Banda Missio, ligada aos Missionários Combonianos.

Antes dos jovens serem enviados a levar e partilhar o tesouro da vida consagrada, à meia-noite, às 22h30 vão “Celebrando o Tesouro… da Eucaristia” no Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

As informações desta e outras atividades podem ser consultadas no sítio online – ‘Vida Consagrada, uma proposta com sentido’ – onde estão disponíveis para os participantes quatro catequeses que ajudam a que a participação no ‘Holy_Wins’ seja “com-sentido”: ‘Os Votos e a Vida Comunitária; Unidade e Diversidade na Vida Consagrada; Vida Consagrada Acção e Contemplação; Vida Consagrada como Sinal e Profecia.”

Na página online, os jovens têm ainda acesso ao separador ‘Outras Pérolas’ onde encontram testemunhos de Vida Consagrada que “são exemplos vivos do que é seguir Jesus Cristo”.

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Porto desafia também que os jovens, durante o Ano da Vida da Consagrada, conheçam conventos e mosteiros no território da diocese – “um imenso e riquíssimo património cultural, arquitetónico e histórico” – numa atividade de “geocaching”.

Agência Ecclesia