Leiria, 08 nov 2021 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal do Laicado e Família e o Departamento Nacional da Pastoral Familiar promovem, dia 13 de novembro, no Seminário de Leiria, a jornada nacional que tem como tema «Família sujeito de Evangelização».

O tema da jornada é inspirado no ponto 200 da Exortação Apostólica «Amoris Laetitia» e tem como orientador o padre Ricardo Freire, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na iniciativa será implementado o método discernimento pastoral – reconhecer, interpretar, escolher – desenvolvido em vários momentos de trabalho em grupo.

“Partilhar ideias e definir estratégias que permitam contribuir para que as famílias se tornem verdadeiramente «os sujeitos principais da pastoral familiar» (AL 200), numa clara implementação prática de um processo sinodal, envolvendo dioceses e movimentos” e “Permitir que os participantes ensaiem um percurso de discernimento pastoral, reforçando competências e fomentando o entusiasmo necessário para, se assim o entenderem, o aplicarem nas suas estruturas pastorais” são os objetivos desta jornada.

Num formato “menos expositivo e mais de comunhão de ideias e opiniões”, totalmente alinhado com o percurso sinodal lançado pelo Papa Francisco e em que “toda a Igreja Universal se encontra envolvida”, espera-se garantir uma “forte formação prática dos participantes” – delegados das várias dioceses e movimentos – na expectativa que “resulte numa dinâmica multiplicativa nas suas realidades pastorais”, acentua.

O Padre Ricardo Freire (n. 1979) é membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) desde 1998, tendo sido ordenado presbítero em 2006.

LFS