PETRÓPOLIS, 20 Mai. 16 / 02:00 pm (ACI).- Imagina estar andando na rua e, de repente, ser abordado por alguém que quer rezar com você. Isso é o que acontecerá neste sábado, 21 de maio, em Petrópolis (RJ), com a iniciativa ‘Ave Marias Grátis’.

 

Conforme explica Leonardo Nobre, um dos organizadores, esta “é uma das muitas maneiras de viver o mês de maio, considerado mês de Maria. Dessa forma, explica “buscamos nos aproximar cada vez mais de nossa mãe e crescer em nosso amor filial a Ela”.

“Ao conhecê-la e identificar-nos com sua missão de fazer apostolado a todas as realidades, chegamos também a conhecer seu filho, Jesus Cristo e imitá-la em sua resposta a Deus, que assim como a chamou, chama a cada um de nós a viver Seu Amor”, indicou.

Segundo Leonardo, a atividade “consiste em chegar a essa realidade através da oração da Ave Maria, rezada com qualquer pessoa na rua que queira oferecer alguma intenção, ou apenas rezar junto com alguém”.

Para ele, essa é uma forma de crescer individualmente, mas também “na identidade de filhos de Maria e cooperadores de sua missão”, além de “sermos Igreja e unirmos cada membro desse Corpo Místico de Deus vivendo a cultura do Encontro”.

A iniciativa ‘Ave Marias Grátis’ surgiu em Lima, no Peru, pela experiência de agrupados do Movimento de Vida Crista (MVC), que decidiram “sair às ruas para oferecer suas orações e, escutando o pedido do Papa para sair e anunciar o Evangelho, mostrar também uma Igreja viva, que sai ao encontro do próximo com Maria”.

A iniciativa acontecerá pela primeira vez no Brasil. Leonardo Nobre conta que, quando ouviu falar da atividade, esta lhe chamou a atenção, “pois é algo tão simples e ao mesmo tempo traz a si mesmo e aos outros uma realidade tão profunda de sermos filhos de Maria e podermos nos encomendar a Ela”.

Nesse sentido, considera que as pessoas são motivadas a participar da atividade, principalmente, por causa da “necessidade do encontro com o próximo. Nós temos essa necessidade do outro, do próximo, do social, e ao unir isso com a oportunidade de rezarmos em comunidade, as pessoas começam a se interessar em sair, viver essa Igreja viva”.

A ‘Ave Marias Grátis’ acontecerá a partir das 9h30, na Praça da Inconfidência, no Centro de Petrópolis. A campanha também costuma acontecer no Equador, Colômbia, Bolívia, Argentina, Chile (em novembro), Estados Unidos e vários países da Europa.