2015-11-08 Rádio Vaticana – Cairo (RV) – O caminho para a promoção da unidade dos cristãos comporta também a adoção de medidas concretas, como a unificação da data para a celebração da Páscoa. Este é o ponto programático qualificador que se encontra na declaração conclusiva do Comitê executivo do Conselho das Igrejas cristãs do Oriente Médio, que terminou seus trabalhos com um momento de oração na igreja de Mar Girgis, no subúrbio de Cairo, Heliopolis.

 

Participaram da importante reunião de trabalho, realizada no Centro copta “São Marcos”, no distrito de Nasr City, expoentes das Igrejas do Oriente Médio: o Patriarca copta-ortodoxo Tawadros II, o Catholicos da Grande Casa de Cilícia dos armênios, Aram I; o Patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém, Theophilos III, o Patriarca sírio-católico Ignace Youssif III.

O alto nível dos participantes faz intuir que sobre o tema da unificação da data de celebração da Santa Páscoa está gradualmente amadurecendo um consenso entre as diferentes Igrejas e comunidades cristãs presentes no Oriente Médio.

Na declaração conclusiva do encontro, são enumeradas as chagas que afligem muitas comunidades cristãs locais no Oriente Médio, ameaçadas não apenas por conflitos armados em diversos países, mas também por ataques mirados, perseguições e sequestros, realizados quase sempre em meio à indiferença geral das lideranças políticas.

No documento, os líderes das Igrejas do Oriente Médio apelam à urgência de continuar a aprofundar o diálogo islâmico-cristão, definido “pilar fundamental” da convivência entre os cristãos médio-orientais e seus concidadãos muçulmanos.

Em relação às emergências políticas que afligem o cenário médio-oriental, a declaração evoca também a paralisação política em ato no Líbano, onde também a contraposição entre os Partidos cristãos impede um consenso para eleger o novo Presidente da República.

No texto, os patriarcas e os outros representantes cristãos participantes do encontro expressam também gratidão ao Papa Francisco pela solicitude pastoral manifestada pelo Bispo de Roma em relação aos sofrimentos dos cristãos do Oriente. (SP)

(from Vatican Radio)