D. Américo Aguiar participa na sessão «Da JMJ Lisboa 2023 à JMJ Seul 2027», , esta quinta-feira, e preside à Eucaristia, no sábado
Cidade do Vaticano, 22 mai 2024 (Ecclesia) – A Santa Sé vai promover entre quinta-feira e sábado um Congresso Internacional de Pastoral Juvenil, com o tema ‘Por uma pastoral juvenil sinodal: novos estilos e estratégias de liderança’.
“O Congresso Internacional de Pastoral Juvenil propõe três dias de estudo e reflexão sobre alguns temas da ‘Christus Vivit’ que são fundamentais para a pastoral, como o protagonismo juvenil, a sinodalidade, a formação e o acompanhamento espiritual”, informa o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV), que organiza este encontro, em informação enviada à Agência ECCLESIA.
O organismo da Santa Sé explica que cada um dos temas da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco dirigida aos jovens vai ser abordado a partir de uma introdução feita por “um especialista na área da pastoral”, e, depois, “explorados em grupos de partilha”.
O DLFV destaca alguns oradores como o padre Gustavo Fabian Cavagnari (Argentina), professor de Pastoral Juvenil na Pontifícia Universidade Salesiana, o padre Christopher Ryan, dos (Missionaries of God’s Love – MGL), diretor do Centro Areté de Liderança Missionária na Austrália, e a Brenda Noriega (Estados Unidos da América), membro do primeiro International Youth Advisory Body (IYAB) do DLFV.
O Congresso Internacional de Pastoral Juvenil vai reunir cerca de 300 delegados das Conferências Episcopais de 110 países, em Roma, na Casa de acolhimento ‘Il Carmelo’.
O primeiro dia de congresso, esta quinta-feira, tem como tema ‘Da JMJ Lisboa 2023 à JMJ Seul 2027’, após o discurso de abertura (08h45 locais, menos uma hora em Lisboa) do cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, destaca-se a sessão , vai ser feita apresentada uma “avaliação da JMJ Lisboa 2023: apresentação dos resultados do questionário’ (09h00).
Depois, o cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal (Portugal) e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, vai falar sobre ‘Os frutos da JMJ Lisboa 2023 na Igreja e na sociedade em Portugal’, a partir das 09h45; de tarde (15h00), o arcebispo de Seul (Coreia do Sul), D. Peter Chung Soon-taek, vai falar sobre o “próximo grande encontro mundial da juventude”, a JMJ 2027.
O Jubileu dos Jovens 2025, que vai decorrer de 28 de julho a 3 de agosto, em Roma, também está em destaque, neste primeiro dia, no qual o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, D. Rino Fisichella, vai apresentar “as iniciativas e atividades planificadas”.
‘Uma pastoral juvenil sinodal: novos estilos e estratégias de liderança’, é o tema geral dos dois últimos dias de congresso, esta sexta-feira e sábado; do programa destaca-se a audiência com o Papa Francisco, às 09h30, deste sábado, depois o cardeal português, D. Américo Aguiar, preside à Eucaristia, às 11h00; da parte da tarde, há um “diálogo aberto” com a Secretaria Geral do Sínodo, com a irmã Nathalie Becquart, subsecretária deste organismo, pelas 16h00, e o encerramento do Congresso Internacional de Pastoral Juvenil, com o cardeal Kevin Farrell, a partir das 18h00, divulga o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no seu sítio online.
O DLFV assinala que este encontro internacional “é um momento-chave” no quinto aniversário da Exortação Apostólica pós-sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive), – este organismo da Santa Sé tem dedicado o ano de 2024 “à promoção e à difusão” do documento do Papa Francisco publicado após o Sínodo dos Jovens, em 2018 -, e está “diretamente ligado” à preparação da próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em 2027, em Seul.
CB/OC