Bispo de Evry envia carta à Comunidade convidando a não desanimar. “Nesta hora dramática, é necessário mais do que nunca reunir nossos corações, pela oração e pela fé, para enfrentar a barbárie e o medo”

 

Fortaleza, 17 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Maria Emilia Marega Pacheco

O Congresso de Jovens Shalom (CJS) é um evento de caráter formativo realizado anualmente pela Comunidade Católica Shalom, cujo público alvo são os jovens de 12 a 32 anos.

Neste ano, com o tema “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus!” (Mt 5,8), o evento, que foi realizado em Salvador, Brasil, de 18 a 20 de setembro, acontecerá também em Evry, França (CJS Europeu), de 20 a 22 de novembro e em Asunción, Paraguai (CJS Latino Americano), de 27 a 29 de novembro.

Devido aos recentes acontecimentos ocorridos em Paris, o Bispo de Evry, cidade sede do CJS Europeu 2015, Dom Dubost, enviou uma carta à Comunidade Shalom recordando que este é um momento de luto para o país e para o mundo, “um momento de estupor e de dor por tantas famílias que perderam seus caros”, mas destacou que “nesta hora dramática, é necessário mais do que nunca reunir nossos corações, pela oração e pela fé, para enfrentar a barbárie e o medo”.

Os mais de 300 jovens que fizeram inscrição para participar do CJS Europeu, provenientes de vários países como Hungria, Itália, Holanda e Alemanha, foram convidados pelo bispo a não desanimar o empenho de participar do CJS Europeu. “Este será um forte sinal pela paz”, afirmou o prelado.

“O Congresso de Jovens Shalom tem o objetivo de levar o jovem a crescer na experiência com Deus, através dos direcionamentos dado pela Igreja, que tem com frequência, convidado os jovens a se tornarem novos discípulos e missionários de Jesus Cristo, autênticas testemunhas da esperança e da verdadeira alegria. O CJS dispõe de uma programação diferenciada, marcado por momentos de oração, adoração, celebrações eucarísticas, shows, artes e momentos de interação e convivência entre os jovens”, lê-se no site da Comunidade.

Eis a carta de Dom Dubost na íntegra, publicada pela Comunidade Católica Shalom:

Caros jovens, caros irmãos e irmãs,

Todos assistimos, estarrecidos, aos atentados que abateram a França na última sexta-feira. Este é um momento de luto para nosso país e para o mundo, um momento de estupor e de dor por tantas famílias que perderam seus caros. Hoje a Europa inteira é uma grande família que estreita seus laços pelo luto, em compaixão e fraternidade.

Nesta hora dramática, é necessário mais do que nunca reunir nossos corações, pela oração e pela fé, para enfrentar a barbárie e o medo. Eu vos convido, então, a não desanimar o vosso empenho de vir ao Congresso de Jovens Shalom no próximo fim de semana na Catedral de Evry. Este será um forte sinal pela paz. A paz não é construída no isolamento e no terror.

Eu vos acolho de todo o coração como um povo de ‘artesãos da paz’. Venhamos animados por um compromisso com a Paz, revistamo-nos com as armas do amor, unindo nossos corações àqueles de todos os que estão imersos no desespero e na dúvida.

Este Congresso será uma obra pela paz, e os jovens que virão serão ‘jovens pela Paz’. A oração e o louvor são a resposta mais bela e eficaz que nós podemos dar. Nossa sociedade tem sede de paz!

Venham, então, sem medo, numerosos!

Com minha bênção,

+Michel Dubost

Bispo de Evry-Corbeil-Essonne