2015-09-29 Rádio Vaticana – Manila (RV) – “Desde o início de seu pontificado o Papa Francisco chamou a atenção para chaga do tráfico e exploração de seres huma-nos. Agradecemos ao pontífice por isso, porque a questão está de novo na agenda da política internacional graças a ele. Acredito que a sua autoridade moral possa fazer muito a fim de impulsionar os governan-tes a fazerem mais no combate a este fenômeno.” 

 

Estas são as palavras proferidas pelo missionário irlandês Pe. Shay Cullen que criou e guia nas Filipinas a Fundação PRESA que salva, protege e reinsere na sociedade as pessoas, sobretudo crianças e mulheres, vítimas do tráfico de seres humanos, da exploração e escravidão sexual. 

Segundo o missionário, “o Papa Francisco está buscando fazer reviver uma voz profética na Igreja em nome dos oprimidos e marginalizados. Com o seu exemplo, ele motiva todo cristão a seguir e imitar Jesus Cristo e seu Evangelho”. 

Em particular, se vê que “a missão da luta contra o tráfico de seres humanos está em seu coração, pois em várias ocasiões fez declarações e ações concretas para que a questão da exploração de mulheres e crianças esteja na agenda política e social. As crianças e mulheres que vivem nas ruas são mais vulneráveis”, disse ainda Pe.  Cullen segundo a Agência Fides.

“Acredito que as palavras do Papa Francisco tenham sido determinantes para que o combate ao tráfico de seres humanos voltasse a fazer parte da lista de prioridades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, concluiu o missionário. (MJ)

(from Vatican Radio)