Conferência internacional será realizada no Vaticano de 17 a 19 de novembro para apoiar o matrimonio e a vida familiar. Vários Dicastérios participam da organização

 

ROMA, 04 de Novembro de 2014 (Zenit.org) – “A complementaridade do homem e da mulher”. Um simpósio internacional no Vaticano de 17 a 19 de novembro reunirá líderes e estudiosos de diversas religiões de todo o mundo “para examinar e propor de forma diferente a beleza do relacionamento entre homem e mulher, para apoiar e revitalizar o matrimonio e a vida familiar para o florescimento da sociedade humana”.

O simpósio é promovido pela Congregação para a Doutrina da Fé e pelo Pontifício Conselho para a Família, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Os organizadores afirmam que “os testemunhos da sabedoria da tradição religiosa e a experiência cultural atestam o poder e a vitalidade da união complementar do homem e da mulher”. Assim, “espera-se que o simpósio seja um catalisador de linguagens e projetos criativos, além de solidariedade global, para fortalecer o relacionamento conjugal, tanto para o bem dos cônjuges como para o bem de todos os que dependem deles.”

O Santo Padre Francisco pronunciará o discurso de abertura, após a apresentação inicial do Cardeal Gerhard Müller, que, além de seu papel como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, é presidente da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, a Pontifícia Comissão Bíblica e a Comissão Teológica Internacional. Entre os palestrantes estará também o Cardeal Kurt Koch: Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Ele também participou da Comissão Teológica Internacional católico-ortodoxa, bem como da Comissão Internacional católico-luterano para o Diálogo. Também é presidente da Comissão para as Relações Religiosas com os Judeus. Da mesma forma participará o Cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Dom Jean-Louis Tauran é um membro da Secretaria do Estado do Vaticano; das Congregações para a Doutrina da Fé, para as Igrejas Orientais e Bispos. É membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e para a Cultura; do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica; Administração do Patrimônio da Sé Apostólica; Pontifícia Comissão do Estado da Cidade do Vaticano; Comissão cardinalícia para Supervisão do Instituto para as Obras de Religião (IOR); e do Conselho Especial do Oriente Médio da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

Entre os palestrantes estará o argentino Ignacio Ibarzabal, Diretor Executivo do Grupo Sólido MMJ. Ignacio Ibarzabal é fundador e presidente do Grupo, uma organização sediada na Argentina que visa educar os jovens sobre a natureza do autentico amor e do matrimônio. É membro do Policy Strategy Group e do The World We Want 2015; é responsável pela Promoção Global da Juventude e Professor de Direito da Família na Universidade Austral, na Argentina. Anteriormente, foi pesquisador convidado na Universidade de Notre Dame, Center for Ethics and Culture.

Presença confirmada do arcebispo espanhol Luis Ladaria, SJ, secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. Além de trabalhar como secretário da Congregação, Dom Ladaria ensina teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e é membro ativo da Comissão Teológica Internacional.

Para o programa completo e biografias de todos os participantes clique aqui: http://humanum.it/es/index.html