Irbil – Um “Dia da tolerância” foi celebrado em Irbil, capital do Curdistão iraquiano, na quinta-feira, 19 de novembro, promovido por organismos locais e internacionais, a partir da missão da ONU no Iraque.

O evento, realizado na sala de conferências Abdullah, foi marcado por intervenções e testemunhos centralizados na promoção do respeito e do diálogo entre confissões religiosas e culturas diferentes, como antídoto às convulsões e aos conflitos sectários que estão dilacerando o Oriente Médio. Entre outros, participaram do encontro também Dom Bashar Warda C.SS.R., Arcebispo Caldeu de Irbil, e Nechirvan Barzani, Primeiro-Ministro da região autônoma do Curdistão iraquiano, junto a um grande grupo de parlamentares e de líderes das comunidades cristãs e islâmicas da região.

A conferência serviu para reiterar a necessidade de tutelar e garantir, com apropriados instrumentos legislativos, a convivência civil entre grupos étnicos e religiosos e a plena igualdade de todos os cidadãos diante da lei, combatendo ao mesmo tempo as derivações sectárias através do cuidado da educação dada nas escolas às jovens gerações. .