Festival de Música, Andrea Bocelli, Juanes, alegria e diversão, fé e conversão. E a Santa Missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias

Washington, 18 de Setembro de 2015 (ZENIT.org) – Depois de sua viagem a Cuba, e Estados Unidos por Washington e Nova York, o Papa Francisco finalmente chegará a Filadélfia, seu principal destino, no sábado, 26 de setembro, às 9h30, no hangar privado Atlantic Aviation, no aeroporto internacional da cidade.

Programa do sábado 26 de setembro

– Às 10h30, o Papa celebrará a Santa Missa na Catedral de São Pedro e São Paulo. Somente religiosos da região e pessoas especialmente convidadas terão acesso ao templo.

– As 16:45, o Santo Padre vai visitar o Independence Mall, no centro da cidade, a poucos quarteirões do Rio Delaware, e do Centro de Convenções, onde terá acontecido o Encontro Mundial das Famílias. Estando lá vai dirigir a palavra a uma multidão estimada em 50.000 pessoas, especialmente à comunidade hispânica local e aos imigrantes. O pódio que utilizará será o mesmo desde de onde Abraham Lincoln fez seu discurso mais notável, o Discurso de Gettysburg, na Pensilvânia, em 1863, em tempos da guerra civil, no qual encorajava a nação, nas mãos de Deus, a ter um novo renascimento em paz. O Papa falaria aqui sobre os direitos migratórios e liberdade de religião.

– Às 19:30 começará o Festival de Famílias, no Benjamin Franklin Parkway, perto do Museu de Arte de Filadélfia. Espera-se uma participação massiva, e a presença do Santo Padre. Vários cantores famosos animarão a noite, incluindo o tenor Andrea Bocelli e o cantor de rock colombiano Juanes. A região mais próxima do cenário estará cercada, e haverá pontos de controle, mas a maioria dos participantes poderá ter acesso ao parque sem nenhum tipo de restrição. Mais de 40 telas gigantes aproximarão os mais distantes do cenário. Na zona haverá restaurantes e postos de venda de bebida e comida. O transporte público estará funcionando ao máximo e aproximará os participantes até lugares próximos do festival.

O Museu de Arte de Filadélfia vai oferecer exposições relacionadas com a família e estenderá o horário de funcionamento durante toda a semana. Haverá também uma corrida de 5 km, passeios de ônibus que excursionam os santuários católicos nacionais da região, e vários entretenimentos para a família. A meta de todas estas expressões é contribuir para o fortalecimento da vida familiar.

 

Programa do Domingo 27 de setembro

– Às 9:15 da manhã começarão as atividades públicas do último dia do Papa Francisco, nos Estados Unidos. O Pontífice vai se reunir no seminário São Carlos Borromeo só com os bispos que tenham participado do Encontro das Famílias.

– Às 11:00 o papa visitará o edifício Correccional Curran-Fromhold, na Filadélfia. Dialogará com internos e seus familiares, e com membros do staff da instituição. É comum para Francisco visitar nas suas viagens a doentes, indigentes e pessoas privadas da sua liberdade. Como o expressou em uma oportunidade, simplesmente “porque sinto isso”, mas ao mesmo tempo, sem deixar de estar consciente de que fica uma poderosa mensagem para aqueles que o observam, muitos dos quais multiplicarão atos de generosidade e serviço em todo o mundo.

– Às 16:00 horas será realizada a missa de encerramento, no mesmo local onde aconteceu o Festival das Famílias na noite anterior: no Benjamin Franklin Parkway, perto do Museu de Arte da Filadélfia. A missa é aberta ao público no geral. Espera-se que a homilia seja sobre o lema do Encontro das Famílias: O Amor é Nossa Missão, Família cheia de Vida. O Papa Francisco insiste em acentuar o valor da família, de vínculos estáveis, e de arbitrar os meios necessários para crescer na renúncia pelo outro, no amor mútuo.

O Benjamin Franklin Parkway é uma avenida que se estende por um quilômetro e meio, e tem várias atrações e locais de interesse, como a Basílica de San Pedro e San Pablo, a magnífica Fonte Momorial Swann, a biblioteca livre de Filadélfia, o Instituto Franklin, o Museu Rodin, o Museu de Arte de Filadélfia, o jardim das esculturas com peças que recriam O Pensador, The Rocky, Jesus partindo o Pão, etc. Dada a riqueza das expressões de fé que darão um profundo colorido na Missa, calcula-se que a mesma terminará às 18:30.

Espera-se um número muito grande de fieis, de modo que várias comunidades estabeleceram a hora de partida dos seus ônibus para sua cidade de origem às 21h. Os mesmos estarão estacionados na região da estação de Metrô AT & T, cerca de oito quilômetros do lugar onde se celebra missa.

– Às 19:00 o Papa vai se reunir com organizadores, voluntários e benfeitores do Encontro Mundial das Famílias no hangar Atlantic Aviation, do Aeroporto Internacional da Filadélfia.

– Às 18:00, o Papa partirá de volta a Roma. Terá sacudido os fundamentos da comunidade católica dos Estados Unidos, levantando os espíritos com a sua simplicidade e abertura, e motivando a ser cristãos radicais. Terá mobilizado, de certa forma, todo um país, fazendo refletir de uma forma ou de outra, sobre temas quentes. Terá provocado, sem querer, os provocadores. Terá escandalizado aqueles que defendem o seu território nervosamente. Terá sacudido consciências. Terá aberto milhões de corações a uma realidade superior, que até ontem, para eles, não existia. Mas, especialmente, terá tocado notas da alma em milhões. Notas de alegria, de conversão, de amor, de mudança, de generosidade. Desta forma, terá aberto o caminho a milhões, a uma profunda relação com Jesus.