9 JUNHO 2016 – O Papa Francisco terá cinco dias intensos na Polônia, por ocasião da XXXI Jornada Mundial da Juventude que se celebrará em Cracóvia do 27 ao 31 de Julho.

27 de Julho: O Papa sai às 14h do aeroporto de Roma Fiumicino para chegar duas horas depois em Cracóvia.

Lá, às 17h, está previsto um encontro com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático no pátio de honra de Wawel e, em seguida, a visita de cortesia ao presidente da República na Sala dos pássaros do Palácio de Wawel. A jornada terminará com um encontro com os bispos poloneses na catedral.

Na quinta–feira, 28 de Julho: de camiho ao aeroporto de Balice-Kraków, o Pontífice passará pelo Convento das Irmãs da Apresentação par depois pegar o helicóptero rumo a Częstochowa, onde visitará o Mosteiro de Jasna Gora e fará uma oração na Capela da Virgem Negra. Às 10h o Papa presidirá a missa pelo 1050° aniversário do Batismo da Polônia. A jornada terminará com a volta à Cracóvia, onde Francisco participará às 17h30 na cerimônia de acolhida dos jovens no Parque Jordão em Blonia.

Na sexta-feira, 29 de Julho: às 9h30 haverá um dos momentos mais significativos de toda a viagem: a visita ao campo de concentração de Auschwitz e Birkenau. Pela tarde, em Cracóvia, o Santo Padre irá ao hospital pediátrico universitário e às 18h participará na Via Sacra com os jovens no Parque Jordão em Blonia.

O sábado, 30 de Julho será aberto às 8h30 com a visita ao Santuário da Divina Misericórdia, que será seguida pela passagem à Porta Santa. Depois o Papa confessará alguns jovens e presidirá a missa com os sacerdotes, religiosas e religiosos, consagrados e seminaristas poloneses do santuário dedicado a São João Paulo II. Em seguida almoçará com os jovens na cúria. Pela tarde descansará até as 19h, quando irá ao Campus Misericordiae onde Francisco atravessará a Porta Santa com alguns jovens e começará a vigília.

No domingo, 31 de Julho: o Pontífice celebrará a missa solene para a Jornada Mundial da Juventude, em seguida a oração do angelus. Antes de voltar para Roma, haverá um encontro com os voluntários, o Comitê Organizador e os benfeitores.

Por fim, às 18:30, voltará à Roma para chegar ao aeroporto de Roma Ciampino às 20:25.