2017-04-26 Rádio Vaticana – Cidade do Vaticano (RV) – No retorno da viagem apostólica do Papa ao Egito, um grupo representativo da Ação Católica Italiana de mais de 100 mil sócios, provenientes de todo o país, encontrarão o Pontífice no Vaticano. O grande abraço com Francisco acontece na manhã de domingo, 30 de abril, na Praça São Pedro, dando início às comemorações dos 150 anos de fundação da entidade italiana.

 

Já a partir desta quinta-feira (27), porém, o II Congresso Internacional da Ação Católica (Fiac) será aberto com uma missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin. As atividades, sobre a temática de “fazer novas, todas as coisas”, terão continuidade na Sala do Sínodo.

O Papa também participará dos trabalhos e encontrará os participantes do congresso em transmissão ao vivo da Rádio Vaticano, com comentários em português, a partir das 10h35min (horário local). Francisco deve abordar a essência e o presente que representa a Ação Católica para a Igreja. O encontro pode ser acompanhado pelo nosso site br.radiovaticana.va, pelo nosso canal no YouTube ou ainda pelas nossas redes sociais.

Segundo o coordenador da Federação, Emilio Inzaurruga, “encontrar o Santo Padre é muito significativo para todos aqueles que abraçam essa vocação leiga, isto é, os membros da Ação Católica do mundo inteiro, junto aos nossos pastores, para testemunhar a vitalidade da entidade que assume a inteira missão da Igreja”. Ele acrescentou que a Ação Católica visa “oferecer a boa nova do Evangelho a todos, contribuir a curar as feridas da humanidade para promover a cultura do encontro, do bem comum, da paz e da solidariedade”.

Para o congresso está prevista a participação de 300 responsáveis e assistentes nacionais da Ação Católica de 50 países, além da presença de representantes da Cúria Romana e de entidades internacionais e continentais, como o Celam, da América Latina.

Na sexta-feira (28), eles estarão reunidos para a VII Assembleia Ordinária que irá eleger a nova secretaria da Federação Internacional da Ação Católica, que será composta por representantes de cinco países para o triênio 2017-2021. O presidente honorário da assembleia será o Ministro para as Minorias do Paquistão, Paul Jacob Bhatti.

O encontro, que se estende até segunda-feira, 1° de maio, vai reunir, em especial, representantes de um grande grupo de 350 mil sócios da Ação Católica Italiana que hoje estão presentes em mais de 7 mil paróquias e em todas as dioceses do país. (AC)     

(from Vatican Radio)