O católico que esquece a Palavra de Deus se torna um católico ateu, adverte o Papa

VATICANO, 23 Mar. 17 / 10:30 am (ACI).- Na Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta, o Papa Francisco advertiu sobre o perigo dos católicos que viram as costas para a Palavra de Deus. “Podem perder o sentido da fidelidade e tornar-se católicos pagãos, católicos ateus”.

 

“Quando não paramos para ouvir a voz do Senhor, nos distanciamos Dele, viramos as costas para Ele. E quando não ouvimos a voz de Deus, ouvimos outras vozes”. “Nós nos tornamos surdos, surdos à Palavra de Deus”, explicou.

Por isso, o Santo Padre convidou a “parar um pouco e olhar para o nosso coração. Veremos quantas vezes fechamos os ouvidos e nos tornamos surdos”.

O Pontífice sublinhou a importância de identificar este problema na alma de cada um, para evitar afastar-se de Deus e cair na idolatria. “Quando um povo, uma comunidade, mas também uma comunidade cristã, uma paróquia, uma diocese, fecha os ouvidos e se torna surda, não ouve a Palavra de Deus, procura outras vozes, outros senhores e acaba seguindo os ídolos, os ídolos que o mundo, a mundanidade, a sociedade lhes oferece. Distancia-se do Deus vivo”.

Enfim, “o coração se torna mais duro, mais fechado em si mesmo. Duro e incapaz de receber alguma coisa”.

“E estas duas coisas, não escutar a Palavra de Deus e ter o coração endurecido, fechado em si mesmo, fazem perder a fidelidade. Perde-se o sentido da fidelidade”.

Consequentemente, “tornamo-nos católicos infiéis, católicos pagãos ou pior ainda, católicos ateus, porque não temos uma referência de amor ao Deus vivo. Não escutar e virar as costas a Deus nos conduz ao caminho da infidelidade”.

“Esta infidelidade, como se traduz esta infidelidade? Traduz-se com a confusão: não se sabe onde está Deus, onde não está, se confunde Deus com o diabo”. Francisco fez referência ao Evangelho do dia e observou que “a Jesus, que faz milagres, que faz tanto pela salvação das pessoas, lhe dizem: ‘Ele faz isto porque é um filho do diabo. Faz pelo poder de Belzebu’”.

“Esta é a blasfêmia”, continuou Francisco. “A blasfêmia é a palavra final deste percurso, que começa com o não escutar, que endurece o coração, que causa confusão, que faz esquecer a fidelidade e, finalmente, vem a blasfêmia”.

Por isso, o Papa convidou a pegar uma Bíblia e perguntar: “O que fala a mim? Meu coração se endureceu? Eu me afastei do Senhor? Perdi a fidelidade ao Senhor e vivo com os ídolos que a mundanidade me propõe todos os dias?”.

 

Scroll to Top