2015-10-21 Rádio Vaticana – Collins, uma jovem camarunesa de 25 anos, foi socorrida domingo 18 de Outubro pelo navio “Dignity 1”, um dos dois navios de Médicos Sem Fronteiras (MSF) empenhado na procura e socorro de migrantes no mar Mediterrâneo. 240 pessoas foram socorridas nessa manhã. Collins, no nono mês de gravidez, encontrava-se a bordo de uma duas embarcações de borracha avistadas, juntamente com 120 pessoas, entre as quais 6 crianças.

 

Collins era uma assistente-enfermeira no Hospital de Duala, nos Camarões. Depois de dois anos sem ordenado, ela e o marido decidiram deslocar-se para Banki, no norte do país. Quando a cidade caiu nas mãos de Boko Haram, Collins e o marido foram capturados e mantidos como prisioneiros no mato. Depois de alguns meses, com a ajuda duma outra mulher, Collins conseguiu fugir e deu iniciou a uma viagem que a levaria, depois de seis meses, à Líbia. Foi muito duro. Já grávida de oito meses, foi batida, enquanto que a mulher com quem viajava foi violada.

Quando a equipa de procura e socorro subiu a bordo da embarcação de borracha às oito da manhã, no seu rosto via-se a dor. As contracções do parto tinham começado. Astrid, a obstétrica de MSF a bordo, ajudou Collins no parto. Nasceu assim Divan, o segundo filho de Collins que não tem notícias do marido desde que partiu dos Camarões, deixando em Douala o primeiro filho, Warren de dois anos, com a mãe dela. O parto correu de forma normal e logo a seguir, Collins e Divan foram transferidos para o navio da Guarda Civil espanhola que a trouxe para a Itália. Chegaram neste dia 20 de Outubro a Taranto, sul do país.

Do início de Maio até hoje, MSF já socorreu  mais de 17 mil pessoas no Mediterrâneo e continua a sua acção através dos navios Bourbon Argos e Dignity I. Às pessoas em fuga MSF dedicou a campanha #Milhõesdepassos, com um apelo à opinião publica e aos governos a tratarem com humanidade o tema das migrações forçadas e a garantirem o direito de todos a poder salvar a própria vida. www.milionidipassi.it

(D. A.) 

(from Vatican Radio)