Ana Catarina Mendes e Carla Santos apoiam adolescentes e crianças em meios mais carenciados

 

Lisboa, 06 mai 2016 (Ecclesia) – Ana Catarina Mendes e Carla Santos integram o Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC), um projeto de leigos cristãos que trabalha junto dos mais novos em “meios mais desfavorecidos”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, no âmbito do 3.º Encontro Nacional de Leigos que vai ter lugar este sábado em Évora, estas duas responsáveis destacam a importância do MAAC e de outros movimentos ou associações do género que muitas vezes chegam a locais e realidades “onde a Igreja hierárquica não consegue” chegar.

O encontro nacional de leigos vai ter este ano como tema “Nada  nos é indiferente entre a Terra e o Céu” e tem como principal objetivo juntar pessoas, cristãos, não-cristãos, membros de outras religiões, profissionais nacionais e estrangeiros de vários setores para uma reflexão acerca dos principais desafios da humanidade.

No caso do MAAC, que surgiu em Portugal integrado na Ação Católica, em 1982, a sua principal missão é realizada “em bairros sociais e locais mais isolados”, no apoio a adolescentes e crianças “mais desfavorecidos”, em termos “afetivos, culturais e económicos”.

“O que me cativa e faz continuar é acreditar no valor das crianças, naquilo que de bom elas têm para transmitir e que se calhar muitas vezes nós adultos nem valorizamos”, aponta Carla Santos.

Para a antiga coordenadora nacional do MAAC, ser leigo empenhado junto dos mais novos é sobretudo dar-lhes possibilidades de crescer e de “serem agentes transformadores do seu meio”.

“Sobretudo para sentirem que há quem acredite nelas”, frisa a leiga, que destaca algumas atividades que compõem o calendário do movimento ao longo do ano, como os encontros diocesanos e acampamentos nacionais.

Formas dos mais novos poderem “estar em grupo, ter um grupo de amigos, caminhar com esse grupo”.

Ao trabalharem em equipa, as crianças e adolescentes, mesmo “dos meios mais duros”, começam a ver que “é possível fazer pequenas mudanças em conjunto com outros, para melhorar o mundo”, realça Carla Santos.

O MAAC vai ser um dos movimentos de leigos representados no encontro nacional de Évora, este sábado, na Igreja de São Francisco.

Um evento organizado pela Conferência Nacional de Apostolado dos Leigos mas que será aberto ao público em geral, com início previsto para as 9h00.

Agência Ecclesia