O “Jubileu das Famílias”, em 2025, e o XI Encontro Mundial das Famílias, em 2028: estes são os próximos eventos para as famílias do mundo, anunciados pelo Prefeito do nosso Dicastério
A celebração principal do X Encontro Mundial das Famílias terminou com a Santa Missa na Praça de São Pedro no sábado, na tarde do sábado, 25 de junho. Na homilia, o Pontífice exortou as famílias a darem testemunho cristão da beleza da vocação da família.
“A Igreja está convosco; antes, a Igreja está em vós! Com efeito, a Igreja nasceu de uma família, a família de Nazaré, e é composta principalmente por famílias. Que o Senhor vos ajude cada dia a permanecer na unidade, na paz, na alegria e também numa fiel perseverança que nos faz viver melhor e mostra a todos que Deus é amor e comunhão de vida” – disse o Papa na homilia. Esse encorajamento foi reforçado, em seguida, com o envio missionário que as famílias reunidas na Praça de São Pedro, em comunhão com as que se encontram neste fim de semana nas dioceses de todo o mundo, receberam do Santo Padre ao fim da oração eucarística.
A missa de envio também foi o momento de encerramento oficial do Ano “Família Amoris Laetitia” – como recordou na sua saudação o Prefeito do nosso Dicastério, o Card. Kevin Farrell. Foi “um ano que veio dar um novo impulso à pastoral familiar nas dioceses de todo o mundo: em toda a parte, bispos, sacerdotes e leigos trabalharam com entusiasmo e dedicação para colocar-se à escuta das necessidades concretas das famílias e para rever metodologias e conteúdos da pastoral” – declarou o Cardeal Farrell. O Cardeal agradeceu também ao Santo Padre “pelos verdadeiros ‘presentes’ que deu a todas as famílias neste Ano dedicado a elas: a Carta aos esposos, o recente documento sobre os Itinerários catecumenais para a vida matrimonial, os comoventes 10 Vídeos Amoris Laetitia sobre a família, e o ciclo de catequeses sobre a velhice atualmente em curso, com o qual volta a abordar o tema dos idosos”.
O Prefeito também anunciou os dois próximos encontros das famílias com o Santo Padre. O primeiro será o “Jubileu das Famílias”, que acontecerá em 2025, em Roma, como parte das celebrações do Ano Jubilar. O segundo, cuja sede ainda não foi anunciada, será o XI Encontro Mundial das Famílias de 2028. “Rezemos desde agora para que estes também sejam grandes eventos de graça que toquem o coração de milhares de famílias” – convidou, em conclusão.