O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil participa na organização do XVII Encontro de Animadores Sociopastorais das Migrações com o tema ‘Refugiados: Euros ou pessoas?’, entre 13 e 15 de janeiro de 2017, na Diocese de Leiria-Fátima.

 

“Tenho escutado das conferências episcopais da Europa e da UE que em alguns países se não for a ação da Igreja não temos uma ação humanista, aberta”, disse a diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações à Agência Ecclesia.

Neste contexto, Eugénia Quaresma explica que vão ouvir “o que está a acontecer na União Europeia”, ou seja, o testemunho de pessoas e instituições que acolheram refugiados entre 13 e 15 de janeiro de 2017.

O XVII Encontro de Animadores Sociopastorais das Migrações a realizar na Diocese de leiria-Fátima destina-se não só aos agentes das migrações e da área social mas também à pastoral juvenil e “todas as pessoas que tiverem interesse” na temática.´

O tema ‘Refugiados: Euros ou pessoas?’ tem enquadramento não só em Portugal mas na União Europeia porque o “problema coloca-se a toda a União Europeia”, frisa.

Para a diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações é preciso voltar a olhar para “o tesouro” que são os valores evangélicos, cristãos, humanistas que “dignificam a humanidade”.

“Não ter medo de viver” esses valores é para Eugénia Quaresma “um apelo muito grande”.

“Temos documentos muito bons deste século que têm este desafio, vamos pô-los em prática, vamos levá-los até às nossas comunidades, vamos debatê-los e vamos ver como podemos concretizar isto, nomeadamente a responsabilidade dos católicos na construção da União Europeia”, desenvolveu a responsável.

O 17.º encontro vai decorrer na Diocese de Leiria-Fátima e é promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, a Obra Católica Portuguesa de Migrações, a Agência ECCLESIA e a Cáritas Portuguesa.

Contactos Departamento Nacional da Pastoral Juvenil
Site: www.dnpj.pt/
Facebook: www.facebook.com/departamentonacionalpastoraljuvenil
Email: dnpj.cep@gmail.com