2017-01-24 Rádio Vaticana – Reykjavik (RV) – Uma igreja, construída toda em madeira, será consagrada no dia 17 de junho na cidade de Reyoarfiroi, na Islândia. O edifício nasceu por vontade e obra da comunidade capuchinha eslovaca que está na ilha desde 2004, quando chegou com o primeiro frade, o atual bispo da capital Reykjavik, Dom David Tencer. Atualmente, a comunidade é formada por três frades.

 

A nova igreja é construída em forma de cruz franciscana de São Damião, com 16  metros de comprimento e tendo 12 metros no seu ponto mais largo. Foram necessários  mais de mil metros de cubos de madeira para erguer o edifício, levados diretamente dos bosques da região eslovaca de Pol’any. A Associação dos Católicos Alemães foi quem pagou as despesas para o transporte da madeira.

Voluntários provenientes da Eslováquia e da comunidade local trabalharam na construção da igreja que, pela sua localização e impacto estético, já está sendo uma atração da região.

A comunidade católica na Islândia triplicou o número de fiéis nos últimos 10 anos. Hoje são cerca de 14 mil nas seis paróquias existentes. (SIR/AC)

(from Vatican Radio)