Trabalhos da Conferência Episcopal Portuguesa decorrem entre os dias 4 e 7 de abril

 

Lisboa, 30 mar 2016 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se em Fátima entre os dias 4 e 7 de abril para analisar, entre outros temas, a eutanásia e a reforma do processo canónico para as causas de declaração de nulidade do matrimónio.

A 189ª Assembleia Plenária da CEP prevê dois momentos de “encontro com a comunicação social”, no primeiro dia, às 16h00, para o discurso de abertura, e no encerramento na apresentação das conclusões em conferência de imprensa, refere o Secretariado Geral do episcopado em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Os bispos de Portugal vão analisar o “Relatório de contas de 2015 do Secretariado Geral da CEP” e partilhar informações sobre a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às dioceses, referindo-se também a “outros aspetos” relacionados com o Centenário das Aparições.

De acordo com o comunicado do Secretariado Geral do episcopado, a informação sobre atividades e propostas das Comissões Episcopais e outros organismos da CEP” vai ocupar “parte substancial dos trabalhos”, a que se segue a “reflexão sobre o ‘Motu Proprio’ do Papa Francisco quanto à reforma do processo canónico para as causas de declaração de nulidade do Matrimónio”.

A “informação sobre o processo de canonização do Beato Bartolomeu dos Mártires”, a “partilha sobre o decorrer do Ano Santo da Misericórdia”, assim como as nomeações para cargos nacionais na Igreja Católica em Portugal e o calendário das atividades da CEP para 2016-2017 são outros assuntos desta reunião.

A 189ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa começa com o discurso de abertura de D. Manuel Clemente, presidente do organismo, às 16h00 do dia 4 de abril, segunda-feira.

O encerramento da reunião do episcopado de Portugal termina na quinta-feira, dia 7, com a apresentação aos jornalistas do “Comunicado Final” e dos documentos aprovados pelos bispos, às 14h30.

Os trabalhos da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa decorrem em Fátima, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Agência Ecclesia