Terceiro evento do género inclui encontro com o Papa Francisco

 

Cidade do Vaticano, 18 nov 2014 (Ecclesia) – 300 membros de movimentos eclesiais e novas comunidades vão reunir-se a partir de quinta-feira no Vaticano para o seu terceiro Congresso Mundial, uma iniciativa promovida pelo Conselho Pontifício para os Leigos (CPL), da Santa Sé.

A iniciativa tem como tema ‘A alegria do Evangelho, uma alegria missionária’ e decorre no Colégio Pontifício Internacional Maria Mater Ecclesiae de Roma, Itália, encerrando-se este sábado, depois de uma audiência com o Papa Francisco.

O presidente do CPL, cardeal Stanislaw Rylko, disse aos jornalistas, no lançamento do congresso, que a “variedade e riqueza dos novos carismas” que se multiplicam nestes movimentos e novas comunidades, são uma riqueza para a Igreja Católica.

“Propõem itinerários pedagógicos de iniciação cristã de uma eficácia impressionante, capazes de mudar a vida das pessoas e de despertar nelas um impulso evangelizador extraordinário”, assinalou o responsável da Cúria Romana.

D. Josef Clemens, secretário do CPL, explicou por sua vez que o congresso surge como “resposta ao convite do Papa para a transformação missionária da Igreja”.

Os anteriores congressos mundiais de movimentos eclesiais e novas comunidades aconteceram em 1998 e 2006, nos pontificados de São João Paulo II e de Bento XVI.

Agência Ecclesia