2016-10-07 Rádio Vaticana – A Igreja católica na China continental está de luto. Faleceu domingo 25 de Setembro, D. António Xu Jiwei, bispo da Diocese de Linhai, na Província de Shejiang. Tinha 81 anos de idade. Sofria de diversos problemas de saúde havia já algum tempo.

 

D. António Xu nascera em Shanghai, em cujo seminário de Ningbu estudou de 1948 a 1958. Em 1960 fora detido e condenado a 5 anos de prisão, tendo sido depois submetido a trabalhos forçados. Naqueles anos foi-lhe atribuída também a tarefa de professor numa escola secundária. Em 1985 foi-lhe perdoada a pena e pôde voltar ao seminário de Shanghai, onde retomou os estudos de teologia. Foi ordenado sacerdote com 51 anos de idade. Foi formador no seminário, Administrador Diocesano e pároco em Shijiang, na Diocese de Linhai, de que foi nomeado bispo em 1999. Aquela Diocese estava vacante havia 37 anos. Por diversas razões a sua ordenação episcopal só teve lugar 11 anos depois, ou seja em julho de 2010.

Durante os anos do seu ministério, D. António Xu Jiwei mostrou ser um Pastor prudente e zelante, animado por um profundo sentido de comunhão e de fidelidade com o Sucessor de Pedro e com a Igreja Universal. Preocupou-se também muito com a formação do clero local. 

(DA) 

(from Vatican Radio)