Entre os dias 11 e 18 de maio, Igreja portuguesa vai discutir questões ligadas à natalidade e à terceira idade

Por Lilian da Paz

 

BRASíLIA, 29 de Abril de 2014 (Zenit.org) – Com o tema Gerar vida – Construir o futuro, a Igreja de Portugal promove entre 11 e 18 de maio a Semana da Vida. Organizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Familiar, da Comissão Episcopal do Laicato e Família, a Semana procura refletir sobre o modelo de vida europeu que tenta descartar o valor da vida humana.

Portugal sofre bastante com uma mentalidade utilitarista acerca da vida, sobretudo a que se relaciona com a concepção e os cuidados com as pessoas da terceira idade. Em nota sobre a Semana, a Pastoral Familiar portuguesa vê a questão como um problema demográfico que começa a tomar “contornos preocupantes”.

À baixa natalidade está unida a emigração dos jovens portugueses, em idade fértil, para outros países.  “Sem jovens e sem casais jovens não temos crianças. E sem crianças não temos futuro!”, alerta a organização da Semana. A crise econômica europeia dá contornos graves à situação, deixando o país também à mercê de mão de obra especializada que possa alavancar o mercado.

Uma solução para o dilema – que deve ganhar mais espaço para a discussão – é a elaboração de políticas públicas de proteção à família e à vida. O principal objetivo é dar condições de existência a casais que queiram ter mais filhos. Para isto a Pastoral Familiar propõe o diálogo com as novas gerações.

A Pastoral ainda lembra que toda forma de impedir a vida – aborto, eutanásia e outros – não são aceitáveis. Ao contrário, salienta que “a ciência e a técnica estejam sempre orientadas para o homem e para o seu desenvolvimento integral”.

O guia e o cartaz da Semana da Vida podem ser baixados do site www.leigos.pt

Diocese de Angra

Baseado no tema central da Semana da Vida, a diocese de Angra terá como ponto principal a realização de uma conferência sobre a vida. O evento será presidido pelas professoras universitárias, Piedade Lalanda e Maria do Céu Pavão Neves. A conferência vai acontecer no dia 15 de maio (Dia Internacional da Família), às 20h30, no hotel Vip, localizado em Ponta Delgada.

O Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral da Família tem como principal objetivo “analisar os problemas e as situações relacionadas com a vida na atualidade, sobretudo tendo em conta o aspeto da transmissão da vida, a vida nas estradas, na saúde, no trabalho ou na ajuda aos mais desfavorecidos”, explica em nota. Além da conferência, haverá momentos de oração na diocese.