FÁTIMA JOVEM 2016: «Maria, Mãe de Misericórdia»

Peregrinar é sair ao encontro para cada um encontrar-se consigo e com os outros e este é o desafio que o Fátima Jovem, a Peregrinação Nacional de Jovens, propõe este ano com o tema ‘Maria, Mãe de Misericórdia’, nos dias 07 e 08 de maio.

 

As inscrições já estão abertas e o  Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ) preparou um programa com momentos de reflexão, formação e debate, encontro, oração e música, celebração e passagem pela Porta Santa da Basílica da Santíssima Trindade, do Santuário de Fátima.

Peregrinar à casa da Mãe, nesta preparação do Centenário das Aparições (2017), é uma proposta de evangelização dos jovens, que privilegia a vertente espiritual e a reflexão da Fé.

O DNPJ pretende que esta Peregrinação de jovens católicos seja um encontro de compromisso e de participação de jovens de todas as dioceses para que descubram o sentido significado e valor da vida.

Que os jovens iluminados pelo sopro do Espirito Santo levem-no para as regiões claras da vida e reafirmem esse compromisso em todas as suas dimensões: Na família; na paróquia; na escola; no trabalho; no grupo de amigos…

O Fátima Jovem é um evento que proporciona a troca de experiências alargadas entre os jovens que nas suas dioceses, movimentos e grupos peregrinam no mesmo espírito das Bem-Aventuranças: “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7)

À luz deste mesmo tema, rumamos à Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, na Polónia, no final de julho, onde somos convidados a viver esta mesma experiência de vivência da fé em diáspora.

 

FÁTIMA JOVEM 2016: «Maria, Mãe de Misericórdia» (o programa)

Abertura O Secretariado abre às 10h00 no Centro Pastoral Paulo VI onde as dioceses, movimentos e grupos de jovens podem levantar o kit do Fátima Jovem 2016 e confirmar a respetiva inscrição.

A partir das 14h00 o DNPJ propõe ‘Testemunhos vivos de Misericórdia’, com diversos ateliês onde os jovens vão conhecer a aplicação prática das Obras de Misericórdia corporais e espirituais, em diferentes locais nas imediações do Santuário mariano da Cova da Iria.

O grande encontro é como habitual na Praça Luís Kondor, às 16h30, de onde partimos todos juntos para saudarmos a Mãe na Capelinha das Aparições meia hora depois.

Para as 18h00 temos o ‘Espaço Jovem’ com um concerto no Parque 2, até às 19h30 havendo, a partir desta hora, oportunidade para a confraternização, oração individual, descanso e jantar.

Às 21h30 somos todos convidados a encontrarmo-nos com Maria e a rezar o Rosário na Capelinha das Aparições onde participamos na Procissão de Velas pelo recinto de oração.

Após este momento saímos em procissão para a Basílica da Santíssima Trindade onde vamos passar Porta Santa da Misericórdia e às 23h15 começa a vigília de Adoração onde todos os jovens vão ter oportunidade de confessar-se com vários sacerdotes disponíveis para o Sacramento da Reconciliação.

A 08 de maio, segundo e último dia de Fátima Jovem às 10h00 começa o Rosário na Capelinha das Aparições seguido de procissão. Às 11h00 celebramos a Eucaristia no recinto de oração que encerra a Peregrinação Nacional de Jovens 2016 com Bênção e Envio às suas dioceses e realidades.

 

‘Novos Olhares’

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil continua a propor que cada jovem partilhe a sua experiência e visão do Fátima Jovem 2016, no ‘Novos Olhares’.

Não é um concurso de fotografia mas uma forma de participação especial nesta peregrinação nacional onde cada jovem pode inscrever-se como “voluntário/fotógrafo”, e através da objetiva da sua máquina fotográfica proporcionar novas perspetivas, realidades, momentos, paisagens ou passagens.

Com uma identificação o seu cartão (mediante inscrição) deve ser levantado no secretariado onde assina o documento de cedência de direitos de publicação.

O olhar subjetivo de cada um poderá concretizar um mosaico enriquecedor para todos e cada participante é convidado a enviar 15 fotografias – para dnpj.cep@gmail.com – com nome e diocese para depois serem publicadas numa galeria.

Ficha de Inscrição

cartaz | capa fb