Família: Conselho Nacional reflete sobre formação para a vida matrimonial

Estruturas em Portugal analisaram documento do Dicastério dos Leigos a Família e a Vida sobre «Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial. Diretrizes pastorais para as Igrejas particulares»

Lisboa, 07 nov 2022 (Ecclesia) – O Conselho Nacional da Pastoral Familiar analisou a proposta do Dicastério dos Leigos a Família e a Vida de preparação para o matrimónio durante o encontro com as estruturas diocesanas e movimentos ligados a este setor da pastoral.

“Várias dioceses e movimentos eclesiásticos com ligação à Pastoral Familiar, já se debruçaram sobre este documento, mas a Comissão Episcopal julgou importante marcar um encontro para a sua divulgação junto das estruturas da Pastoral Familiar de Portugal”, assinala um comunicado do Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) enviado à Agência ECCLESIA.

O encontro, decorrido no dia 5, contou com a presença do padre Leonardo Sales, sacerdote brasileiro da diocese de Lins, doutorado em Teologia Prática com a tese «Amoris Laetitia: leitura, implicações e receção pastoral».

“O sacerdote apresentou detalhadamente o conteúdo do documento, mas também todo o enquadramento pastoral, relativamente ao matrimónio e à família, que lhe deu origem. A parte da tarde foi ocupada com a análise do documento «Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial. Diretrizes pastorais para as Igrejas particulares», em grupos de trabalho e com a apresentação em plenário das iniciativas pastorais de dioceses e movimentos”, lê-se no comunicado.

O documento, proposto pelo Dicastério dos Leigos a Família e a Vida, havia sido apresentado em Roma, durante o X Encontro Mundial da Família, tendo o DNPF entendido ser de “enorme relevância para a Pastoral Familiar pelo seu caracter de novidade”.

LS

plugins premium WordPress