Tema vai dominar encontro de conselheiros legais dos bispos europeus, em Bratislava

 

Bratislava, 04 mar 2015 (Ecclesia) – Os conselheiros legais dos bispos europeus vão reunir-se em Bratislava, na Eslováquia, a partir de hoje até 6 de março, para debaterem questões relacionadas com a liberdade de expressão e de consciência.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), padre Duarte da Cunha, destaca a importância do encontro no contexto dos recentes “acontecimentos em Paris e em Copenhaga”.

O atentado contra a redação do jornal francês “Charlie Hebdo”, tal como o que ocorreu durante um debate na Dinamarca sobre “arte, blasfémia e liberdade de expressão”, tornaram urgente, segundo o sacerdote português, que “toda a sociedade, não apenas os legisladores, entenda o que é que a liberdade de expressão significa e como deve ser aplicada”.

“Neste campo, a Igreja Católica também está empenhada em dar o seu contributo, e por isso no decurso do encontro em Bratislava iremos procurar identificar que desafios legislativos estão hoje em causa na Europa e como é que a luz do Evangelho pode guiar o rumo da justiça”, acrescenta aquele responsável.

Os conselheiros legais dos bispos que integram o CCEE têm como principal função monitorizar a atividade legislativa das nações e instituições do Velho Continente, de modo a que ela esteja o mais possível de acordo com a Doutrina Social da Igreja.

Tendo em conta a importância que algumas diretivas europeias assumem hoje na vida das pessoas, o intuito da reunião de Bratislava é partilhar soluções para questões legais que têm repercussões para a dignidade da pessoa humana e os seus direitos.

“Num momento da história em que frequentemente a legislação nacional e internacional se tem distanciado daqueles que são os princípios essenciais da cultura europeia, a Igreja Católica sente-se chamada a levar para a área do Direito, também, a luz do Evangelho”, reforça a CCEE.

Durante o “meeting” na Eslováquia, os participantes vão ter a oportunidade de visitar a Agência Europeia para os Direitos Fundamentais e a Missão Permanente da Santa Sé junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Presente na iniciativa estará ainda o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher.

O arcebispo britânico vai refletir junto com os membros da CCEE acerca dos “desafios que se levantam à Igreja Católica de hoje”, tendo por base a mensagem que o Papa Francisco deixou no Parlamento e Conselho Europeu.

Entre 4 e 6 de março vão estar reunidos conselheiros legais das conferências episcopais de Portugal, Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Croácia, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Lituânia, Pais de Gales, Polónia, República Checa e Ucrânia.

JCP

Agência Ecclesia