Até o dia de São Valentim, a Igreja nos Estados Unidos celebra “o dom e a benção” da união entre homem e mulher. Programado também dia de oração e penitência pela família

 

Roma, 10 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Redacao

De hoje até dia 14 de fevereiro, festa de São Valentim, a Igreja dos Estados Unidos celebra a Semana Nacional do Matrimônio. A iniciativa, em sua sexta edição, será uma oportunidade para celebrar o “dom e a bênção” do matrimônio e afirmar e “apoiar aos casais que se comprometeram para casar-se”, neste tempo em que é colocado em discussão a definição da instituição matrimonial como união definitiva entre homem e mulher.

Expressou em mensagem sobre o evento, Dom Richard J. Malone, Bispo de Buffalo e encarregado da Comissão de Leigos, Matrimônio, Família, Vida e Juventude da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), conforme matéria da Rádio Vaticano.

A Semana do Matrimônio acontece neste ano, junto com Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia, evento programado para setembro que contará com a presença do Papa Francisco. E também com a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, previsto para outubro, em Roma, sobre a vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo.

Na mensagem, Dom Malone destaca que está disponível para as paróquias e dioceses o material para as iniciativas previstas durante a semana. Em particular, a USCCB colocou online um subsídio de Oração para o Dia Mundial do Matrimônio, celebrado ontem, evento promovido anualmente pelo movimento internacional “Mariage Encounter”.

Dom Malone também faz um especial convite para que no próximo dia 13 de fevereiro os fiéis ofereçam jejum e oração pelo dom do matrimônio e da família no país e por todos os maridos e esposas, “para que perseverem na fidelidade conjugal também nos momentos mais difíceis da vida do casal”.