MADRI, 09 Jul. 16 / 08:00 am (ACI).- Segundo os dados publicados pelo Centro de Investigações Sociológicas (CIS), no segundo trimestre deste ano diminuiu o número de pessoas que se reconhecem católicas, mas agora aqueles que praticam a sua fé participam mais das Missas.

 

O número de católicos diminuiu 1,9 por cento. Durante o primeiro trimestre de 2016, o relatório trimestral do CIS apontava que dos 2.467 entrevistados, 72,4 por cento se definiam como católicos, enquanto no último relatório referente ao segundo trimestre deste ano, este número diminuiu chegando aos 70,5 por cento dos 2484 pesquisados.

Segundo o relatório, o número de não crentes também diminuiu no segundo trimestre do ano em 0,5 por cento, enquanto o número de pessoas que se dizem ateias aumentou 2,7 por cento entre os meses de abril e junho de 2016.

A prática religiosa também mudou no segundo trimestre do ano entre os católicos pesquisados. Ante a pergunta realizada pelo CIS: Com que frequência você participa da Missa ou de outros ofícios religiosos sem contar as ocasiões relacionadas com cerimônias de tipo social, como casamentos, comunhões ou funerais?

Cerca de 4,1 por cento dos que responderam ser católicos na primeira pergunta vão “várias vezes por semana” na Missa, enquanto no primeiro trimestre eles representavam 2,2 por cento, ou seja, houve um aumento de 1,9 por cento.

Aumentou também 1,1 por cento no segundo trimestre do ano o número de pessoas que participam da Missa “quase todos os domingos e dias festivos”.

O CIS publica trimestralmente um avanço de resultados do barômetro através do qual medem diversos índices como a prática religiosa na Espanha.

Os dados que facilitam os resultados trimestrais, embora não sejam definitivos, representam uma ideia acerca de como terminará o ano. Os dados definitivos serão apresentados no primeiro trimestre do ano sucessivo, deste modo serão conhecidos entre os meses de janeiro e março de 2017.