O encontro está marcado para 23 de julho, poucos dias antes do início da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa
“A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50): este foi o tema que o Papa Francisco escolheu para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e para a Mensagem, que traz a data da festa da Visitação e que foi divulgada hoje.
Este ano, a celebração dedicada aos avós e idosos acontecerá no domingo, 23 de julho, poucos dias antes do início da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. O encontro entre a jovem Maria e a sua prima idosa Isabel – duas mulheres que carregam em si uma promessa de futuro – é o cerne tanto da mensagem que o Papa dirigiu aos jovens que partem para a JMJ como da que hoje envia aos avós e aos idosos: “o caminho de Maria e o acolhimento de Isabel abrem as portas à manifestação da salvação: através do seu abraço, a misericórdia irrompe, com alegre mansidão, na história”.
Unindo-se ao apelo do Papa Francisco, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida as dioceses, as paróquias, as associações e as comunidades a celebrar esse Dia com uma solene Eucarista juntamente com os avós e os idosos, e convida os jovens a visitarem os idosos sozinhos da sua comunidade, enquanto , ao passo que, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, os idosos são convidados a rezar particularmente pelos jovens das suas famílias e comunidades para, assim, acompanhá-los na peregrinação a Lisboa. Diversas ferramentas pastorais úteis para a preparação e realização do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos estão disponíveis no site do Dicastério.
Mensagem do Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos