GALES, 17 Mar. 16 / 08:00 pm (ACI).- As Portas Santas se converteram em uma imagem familiar para os católicos que desejam ganhar indulgências durante o Ano da Misericórdia em muitos templos no mundo inteiro.

 

Entretanto, a Diocese de Wrexham, em Gales (Reino Unido), foi além ao criar uma Porta Santa portátil, a qual é levada a diferentes setores dessa cidade todos os sábados da Quaresma.

O Bispo de Wrexham, Dom Peter Malcolm Brignall, explica que esta Porta Santa portátil permite aos doentes e deficientes experimentar a Misericórdia de Deus.

“A Porta da Misericórdia portátil provê a oportunidade àqueles que não são capazes de peregrinar à Catedral de nossa Diocese e cruzar a Porta Santa. Permite aos doentes receber a Misericórdia do Pai”, disse o Prelado.

Através de um comunicado, a Diocese indicou que “tem uma população de idosos que não pode fazer a viagem à Catedral. Esta iniciativa do Bispo Peter estende a Misericórdia de Deus a todos, levando a Porta diretamente às pessoas”.

“Na semana passada, a Porta da Misericórdia portátil foi levada à paróquia de Buckley (condado de Clwyd), lugar no qual centenas de pessoas de todo o norte de Gales participaram das confissões no evento ‘24 horas para o Senhor’, quando um grupo de sacerdotes se dedicam exclusivamente a administrar o Sacramento da Reconciliação durante o dia inteiro”, continua o comunicado.

No próximo fim de semana, a porta será levada à paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dolgellau, e no sábado, 19, à paróquia São José, em Denbigh.

No dia 8 de dezembro de 2015, o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro para inaugurar o Jubileu da Misericórdia, um Ano Santo Extraordinário que terminará no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei do Universo.