Conferência Internacional “Pastores e fiéis leigos chamados a caminhar juntos”

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida organiza, de 16 a 18 de fevereiro de 2023, a Conferência Internacional “Pastores e fiéis leigos chamados a caminhar juntos”, a realizar-se na Aula Nova do Sínodo, no Vaticano.

Para além dos Bispos, Presidentes das Comissões para o Laicado das Conferências Episcopais, serão convidados, também, os Diretores dos Secretariados dos fiéis leigos das mesmas Conferências. Se este Diretor for um clérigo, dever-se-á favorecer igualmente a presença de um leigo que trabalhe no respetivo Secretariado.

Neste sentido, participarão nesta Conferência Internacional, D. Joaquim Mendes, Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) e José Ribeiro da Cruz, Secretário da CELF e Diretor do Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e da Família.

O Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, introduzirá esta Conferência com o tema “A corresponsabilidade laical na Igreja sinodal”. Seguem-se vários relatórios: “A corresponsabilidade dos fiéis leigos. Natureza e fundamento”, “A corresponsabilidade dos fiéis leigos. Âmbitos e modalidades de exercício”, “Para uma eficaz corresponsabilidade: a formação dos fiéis leigos” e “Para uma eficaz corresponsabilidade: o papel dos pastores”.

Haverá também momentos de partilha de experiências e de diálogo sobre a corresponsabilidade dos fiéis leigos e a formação dos fiéis leigos e o papel dos pastores.

Na manhã do sábado, 18 de fevereiro, o Santo Padre encontrará os participantes para uma sessão de diálogo, “momento que exprime a importância que o Pontífice atribui a este acontecimento”.

plugins premium WordPress