Entre outros, a transmissora católica EWTN, a estação de rádio alemã Domradio, a produtora Schoenstatt-TV e o canal brasileiro Canção Nova, com uns 500 repetidores, transmitirão as celebrações.

Por Redacao

 

ROMA, 03 de Outubro de 2014 (Zenit.org) – Nesse ano o movimento de Shoenstatt celebra o seu jubileu comemorando os cem anos da fundação. Nessa ocasião se prevêm duas grandes festividades à nível internacional a serem realizadas em Roma e na Alemanha.

As festividades centrais na Alemanha acontecerá em Schoenstatt, Vallendar, onde o Pe. José Kentenich fundou o Movimento que leva o mesmo nome, em 18 de outubro de 1914. A Fundação de Schoenstatt se deu em uma pequena capelinha que é conhecida hoje como o Santuário Original. A partir deste lugar surgiu o Movimento de Schoenstatt, que hoje está espalhado no mundo inteiro.

As celebrações em Schoenstatt, Alemanha, serão a partir de quinta-feira, 16 e seguem até o domingo, 19 de outubro. As celebrações principais, que acontecerão no extenso campo localizado próximo ao  Santuário Original, chamado de Arena dos Peregrinos, serão transmitidas no horário local da Europa Ocidental:

* A celebração de abertura na quinta-feira, 16 de outubro  das 17h às  19h;

* a vigília da sexta-feira, 17 de outubro das 19h às 21h,

* a missa do dia 18 de outubro, dia central em que será celebrado os cem anos de Schoenstatt, das 10h às 12h, e a celebração festiva com a renovação da Aliança de Amor, no mesmo dia, das 16h30min às 18h30min. 

Outros  eventos serão transmitidos por internet, via www.Schoenstatt-TV.de, como a missa do domingo, 19 de outubro às 10h.

O encontro com o Papa em Roma

Por outro lado, as festividades em Roma acontecerão a partir da quinta-feira, 23 e seguirão até o domingo 26 de outubro. A celebração principal será no Vaticano, na Sala Paulo VI, no sábado 25 de outubro. Começará às 11h com um encontro entre carismas, intitulado Maria, Mãe da Igreja Evangelizadora, para o qual vários Movimentos eclesiais estão convidados a participar  com o objetivo de fortalecer a unidade entre as diversas espiritualidades  que enriquecem a Igreja. Os diversos carismas da Igreja católica, como também de igrejas evangélicas, são compartilhados na Europa com especial profundidade, e esta será uma ocasião onde a unidade será fortalecida, no Espírito. Schoenstatt nasce na Igreja e está chamado a cumprir sua missão em comunhão com os diversos carismas da Igreja. Diversos movimentos confirmaram sua participação, de entre eles Comunhão e Libertação, Canção Nova, Juntos pela Europa e Focolares.

A partir das 12h até as 13h será o encontro com o Papa Francisco, com quem será compartilhado vivências sobre a história e missão de Schoenstatt como oferecimento à Igreja e ao mundo.

O encontro completo, a partir das 11h até 13h, será televisionado por CTV, Centro Televisivo Vaticano, e será retransmitido por EWTN a todo o mundo, e pela Canção Nova, para o Brasil.

No domingo, 26 de outubro às 9h30 da manhã terá uma missa na Basílica de São Pedro, para a Família de Schoenstatt, cujo celebrante principal será o Cardeal Francisco Javier Errázuriz, que pertence à Comunidade dos Padres de Schoenstatt, membro do Conselho de Cardeais, que auxilia o Papa no governo da Igreja.

Como ter acesso às transmissões

Existem várias possibilidades para seguir as transmissões via internet. Uma delas é através do site da EWTN: www.ewtn.com/multimedia/live.asp, onde também é possível fazer o download do aplicativo para cellular e tablet. Outra possibilidade é por meio da página www.schoenstatt-tv.de.

O canal católico de televisão a cabo, EWTN, transmitirá os eventos em Schoenstatt ao vivo em vários idiomas: inglês, espanhol, alemão e francês. 

Para mais informações: 

www.schoenstatt2014.org.