Ir Cristina, Missionário Shalom, Glorious e The Sun são algumas das principais atrações do Festival de Artes Integradas Halleluya, que integra a programação do Festival da Juventude da JMJ 2016. O evento é gratuito e acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho, a partir das 14h, na praça Szczepanski, no Centro Histórico de Cracóvia, a menos de três quilômetros do palco principal da jornada, no Parque Blonia.

 

A abertura do festival, no dia 27 de julho, acontece com o espetáculo “O Canto das Írias”, já apresentado em mais de 20 países pela Comunidade Católica Shalom, organizadora do Halleluya. Ao todo, se apresentarão no evento pelo menos 11 atrações entre música, teatro e dança, em idiomas como inglês, francês, português e italiano. A expectativa é reunir um público diário de 7 mil peregrinos de diversas nacionalidades.

Cristina Scuccia, hoje conhecida mundialmente como Suor Cristina, se apresentará no último dia do Festival Halleluya, 29 de julho. A religiosa Ursulina ganhou fama após vencer a edição italiana do The Voice. Com canções como “No One”, de Alicia Keys, e um discurso onde citava palavras do papa Francisco sobre usar os dons para sair e evangelizar, a religiosa italiana ganhou o coração dos jurados e do público, em especial os jovens.

Segundo o missionário da comunidade Shalom, Helano Bezerra, coordenador do evento, a principal mensagem do Halleluya para os jovens é de que vale a pena viver a juventude com Deus. “Viver a juventude na presença de Deus é potencializar todas as faculdades e virtudes do ser, encontrando o pleno vigor e a verdadeira alegria”.

Sobre Jubileu Extraordinário da Misericórdia, cujo tema é o centro da jornada, Helano afirma: “Queremos transmitir com o Halleluya que o amor de Deus não é medido, não faz comparativos, mas a todos acolhe, aceita, ama e nos lança nessa juventude cheia de vigor”.

Além da programação musical, o festival conta também com o “Espaço da Misericórdia”, com sacerdotes disponíveis para confissão e uma capela com adoração ao Santíssimo Sacramento. E o “Makin’ Noise”, um espaço cultural onde serão oferecidas oficinas sobre confissão, oração, e espaços para partilhar testemunhos e experiências de evangelização entre os artistas que se apresentarão no evento e os peregrinos da JMJ.

 

 

SOBRE O FESTIVAL

O evento Halleluya nasceu em 1985 no Brasil como iniciativa dos jovens da Comunidade Católica Shalom com nome de Trifest. A intenção era oferecer uma alternativa de um evento cristão aos jovens da cidade de Fortaleza: três dias de shows de evangelização. Aos poucos a ideia cresceu até se tornar o Festival Halleluya.

O teatro, a música e a dança se unem no palco do Halleluya para anunciar o amor e a Misericórdia de Deus de forma nova e criativa. Nascido em meio aos jovens como uma expressão de nova evangelização, busca oferecer a estes uma diversão sadia, como possibilidade de uma alegria que não passa, por isso traz o seu slogan “uma festa que nunca acaba”.

Além das atrações artísticas e culturais, o palco principal do Festival conta com espaços temáticos como o Espaço Misericórdia e Arena Cultural.

ESPAÇO DA MISERICÓRDIA – Coração do Halleluya

Toda a arte do Halleluya é colocada como meio para favorecer uma autêntica experiência com a Misericórdia de Deus. É por isto que o Espaço da Misericórdia é o coração do Halleluya. Neste espaço se encontra confessionários para o Sacramento da Reconciliação e a Capela com o Santíssimo Sacramento.

Na programação do Festival a beleza da arte dá espaço à sua origem: sobe ao palco do Halleluya Jesus no Santíssimo Sacramento. Algo que se tornou um símbolo do Festival em todas as suas edições: uma multidão em silêncio que adora Jesus na Eucaristia.

ARENA CULTURAL

Com a intenção de favorecer o intercâmbio cultural entres os jovens, na arena do Festival se encontra o Espaço Cultural. Neste espaço serão oferecidos cursos rápidos de como fazer uma boa confissão, momentos de oração, e momentos de partilha das graças e desafios na vivência da fé com jovens de outras partes do mundo. Além disso, os artistas serão convidados a partilhar as suas experiências de evangelização.

SOBRE A COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM

A Comunidade Católica Shalom nasceu em 1982, da cidade de Fortaleza no Brasil de um grupo de jovens que queriam evangelizar outros jovens afastados da Igreja, para isto criaram uma lanchonete para evangelizar, chamada “Lanchonete Shalom”. Exatamente dois anos antes da lanchonete, o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, ofertou a sua vida a Deus e à Igreja, como um presente pela evangelização dos jovens, através de uma carta entregue ao então Papa João Paulo II em sua visita a Fortaleza.

A Comunidade Católica Shalom é reconhecida pela Igreja Católica como Associação Internacional Privada de Fiéis tratando-se do que hoje a Igreja chama “Comunidades Novas”. Sendo Igreja, a Comunidade Shalom serve em seus trabalhos por meio de uma consagração de vida de seus membros. Tem como fim último a evangelização e a formação de filhos de Deus. Os membros consagrados são chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).

Mais informações: www.halleluyakrakow.com

Confira a programação por dia:

27.07 (14h – 23h)

Halleluya (abertura)

Eletronic Music – DJ Ronald Carvalho (Brasil)

Alto Louvor (Brasil)

Rexband (from India)

Show “O Canto das Irias” (EN – Teatro)

Davidson Silva (Brasil)

Hopen (França)

Missionario Shalom (Brasil)

28.07 (14h – 16h; 20h – 23h)

Halleluya (abertura)

Cardiac Move (Austria)

Masterplan e Acts of the Apostles (Índia)

Glorious (França)

Alto Louvor (Brasil)

29.07 (14h – 16:30h; 20:30h – 23)

Halleluya (abertua)

P.U.S.H. (Suíça)

PJ Anderson (EUA)

The Sun (Itália)

Ir. Cristina (Itália)

Missionário Shalom e Davidson Silva (Brasil)