slide1 slide2

Sínodo: participantes ganham coletânea sobre Família

Cidade do Vaticano (RV) – O Pontifício Conselho para a Família presenteou todos os participantes do Sínodo Extraordinário sobre a Família com a obra 'Enchiridion da família e da vida’, publicada pela Editora do Vaticano. Em mais de 3500 páginas, a obra reúne centenas de documentos conciliares e magisteriais relativos à vida familiar desde o Concílio de Florença, de 1439, até os mais recentes pronunciamentos do Papa Francisco, abrangendo 13 pontificados.

 

Encíclicas, cartas, discursos, constituições apostólicas, ‘motu proprio’, homilias e mensagens radiofônicas: os textos apresen-tados no 'Enchiridion' atestam a continuidade de uma tradição que, a partir da Bíblia, tem se desenvolvido ao longo da história humana, em meio a épocas e culturas, experiências eclesiais, atenções pastorais e reflexões teológicas. A introdução ao volume é do Arcebispo Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família.

 

“Desde as suas origens, a Igreja sentiu a responsabilidade de ajudar as famílias cristãs a viver segundo princípios evangélicos e o próprio desenvolvimento do cristianismo aconteceu através da rede de famílias: isto demonstra a estreita relação entre a vida da Igreja e a vida das famílias cristãs”, destaca ainda Dom Paglia. “As dificuldades históricas do matrimônio e da família, em nível cultural, civil e eclesial são hoje um novo desafio e um tempo oportuno para toda a Igreja”.

 

(CM)