slide1 slide2

Sínodo. Briefing: trabalho intenso para o Relatório Final

2015-10-23 Rádio Vaticana - No Sínodo dos Bispos sobre a Família, na tarde desta quinta-feira dia 22 de Outubro foi apresentado o Projeto de Relatório Final. Os padres sinodais analisaram o texto e fizeram intervenções e observações. As modificações solicitadas deverão ser feitas até as 14h desta sexta-feira, dia 23, por escrito. O Relatório Final será apresentado na manhã de sábado dia 24 e durante a tarde serão as votações.

 

No briefing de imprensa no final da manhã de ontem quinta-feira dia 22, o Padre Federico Lombardi recordou que a Comissão de redação do Relatório Final do Sínodo trabalhou em modo “intensíssimo para conseguir completar o trabalho”.

Presente no encontro com os jornalistas o arcebispo de Bombaim na Índia e membro da Comissão de redação do Relatório Final do Sínodo, o Cardeal Oswald Gracias que salientou que o Sínodo foi uma experiência espiritual para entender como ajudar as famílias a tornarem-se melhores e a encontrarem soluções para as suas dificuldades, graças à partilha de opiniões, pontos de vista e diferentes situações culturais.

Nessa ótica, o purpurado indiano deteve-se sobre o tema da “salutar descentralização”, explicando que esta implica que os bispos devem ser formados a nível teológico, moral e canónico, para compreender as diferentes abordagens necessárias para enfrentar os problemas específicos de cada país.

O Cardeal Gracias deteve-se ainda sobre o método de trabalho da Comissão: os especialistas fizeram uma avaliação das mais de 700 emendas apresentadas para o documento final, buscando escolher as mais representativas, e depois a Comissão decidirá quais as que vai inserir no texto final, de modo a que dele possa sair uma mensagem coerente.

Nesta sexta-feira dia 23 a Comissão reelaborará o texto, baseando-se nas modificações. No sábado de manhã o texto será lido na Sala do Sínodo no seu formato definitivo; já na parte da tarde o texto será votado parágrafo por parágrafo. Depois, caberá ao Papa decidir se o texto será publicado.

(RS)

(from Vatican Radio)