slide1 slide2

Os três conselhos de um Arcebispo para que cada família seja uma comunidade cristã

Vaticano, 22 Out. 15 / 03:13 pm (ACI).- O Arcebispo de Madri (Espanha), Dom Carlos Osoro, participante do Sínodo que acontece no Vaticano, convidou as famílias a colocarem em prática três conselhos que lhes ajudarão a “experimentar o que é ser uma comunidade cristã”.

 

Durante o programa “EWTN: Sínodo da Família”, o Prelado refletiu acerca da realidade da família espanhola e expressou seu desejo a fim de que cada lar “possa ser e ter todos os elementos que são necessários para experimentar o que é uma comunidade cristã”.

Nesse sentido, exortou em primeiro lugar a fazer com que Cristo seja novamente o centro de cada família. A família, explicou, é uma comunidade na qual existem pessoas de todas as idades, avós, pais e filhos; e quem deve ocupar “o centro dessa diversidade é Jesus Cristo”, o Senhor, “com esse rosto misericordioso, de amor, que não exclui ninguém, mas nos permite experimentar que necessitamos uns dos outros”.

“Em segundo lugar, que realizem momentos de oração” nos quais todos os membros da família participem. “Que todos os dias leiam o Evangelho do dia ou rezem pelo menos um mistério do Rosário. E também separem um espaço da casa através do qual manifestem que esta é uma família cristã”, ou seja, um lugar especial onde “coloquem um Cristo, uma imagem da Virgem, a Bíblia, o catecismo da Igreja Católica”.

Finalmente, exortou a celebrarem a Eucaristia dominical em família. “Uma paróquia é uma comunidade de famílias, de onde brota uma grande família”, indicou o Prelado. Ele advertiu ainda que “a fé que não é celebrada é esquecida”. “Terá que celebrar a fé”, insistiu o Arcebispo de Madri e assegurou que “o melhor de minha vida o aprendi em minha família”.