slide1 slide2

Dublim: Em preparação o IX Encontro Mundial das Famílias 2018

2017-08-22 Rádio Vaticana - Teve lugar ontem na Irlanda, no Santuário de Knock, a apresentação do itinerário de preparação para o próximo encontro mundial das famílias previsto para daqui a um ano em Dublim. O Arcebispo Diarmuid Martin e o P. Timothy Barlett, secretário geral do encontro ilustraram as diversas fases de preparação do evento que terá por tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”.

 

Numa carta do passado mês de Março, o Papa Francisco convidou organizações e participantes a profundarem “o ensino da Amoris Leatitia” com a qual a Igreja deseja que as famílias estejam sempre em caminho, naquela peregrinação interior que é manifestação de vida autentica”.

Pela primeira vez o comité organizador do Encontro Mundial das Famílias decidiu convocar todas as equipas das várias conferencias episcopais do mundo. E num encontro preparativo realizado há um mês atrás, foram divididos por grupos linguísticos e “começamos a reflectir sobre o tema, sobretudo a preparar os espíritos para acolhimento de tantas famílias que virão participar no encontro” – disse à RV D. Paulo Gentili, encarregado da pastoral da Família na Conferência Episcopal Italiana.

Os organizadores criaram também o programa  “Amoris Leatitia: falemos de família! Somos família”, um percurso que, a partir da Amoris Leatitia, dará às paróquias do mundo inteiro, a partir do próximo outono, conteúdos em vídeo, textos, animação, actividades para nos pormos a caminho do IX Encontro Mundial das Famílias, que será de 21 a 26 de agosto de 2018 – frisou D. Paulo Gentili.

As principais etapas dessa edição será a inauguração do encontro em todas as Dioceses irlandesas no dia 21, o Congresso propriamente dito de 22 a 24, Festival das Famílias no dia 25 e a Missa de encerramento no dia 26. 

(from Vatican Radio)